Urban Jungle: dicas para adotar essa tendência de decoração

Rudimila Otoni
March 14, 2022



Você já ouviu falar sobre “Urban Jungle”? Esta tendência de decoração está cada vez mais forte! Para entender mais sobre ela e como adotá-la em sua residência continue lendo este post.

O que é Urban Jungle?

Se traduzirmos do inglês, Urban Jungle significa “floresta urbana” e tem o objetivo de trazer a natureza para mais perto. Para isso, a decoração é utilizada de diversas formas que possam transformar o ambiente domiciliar em uma “floresta”.
No Urban Jungle vamos além de ter um espaço verde ou jardim, é preciso utilizar todos os elementos decorativos para trazer o conceito, como:
Papel de parede, móveis com madeira ou material que lembrem a floresta, obras de arte, cores e o que mais acreditar que faça sentido para a sua decoração.

Área com fundo azul, televisão e plantas sob rack

Como o Urban Jungle surgiu?

Com as cidades cada vez maiores e mais urbanas a conexão com a natureza se perdeu, neste contexto surgiu a Urban Jungle. Essa tendência vai além da decoração e estética: ela surgiu com o intuito de aproximar as pessoas da natureza, mesmo que em um selva de pedra. Segundo as “Arquitetas Online”: “Com o aumento das grandes construções e, consequentemente, do desmatamento, estamos cada vez mais afastados da natureza. Quando tiramos férias, procuramos ficar mais próximos, mas quando voltamos para casa, sentimos falta da qualidade de vida e da incrível sensação visual que ela nos traz”.

Dicas para adotar a Urban Jungle

Área com fundo claro e plantas sob bancos e cadeira

Escolha das plantas

Para escolher as espécies de plantas é necessário pensar em qual ambiente essas plantinhas ficarão, por exemplo: uma planta para sua mesa de escritório home office deve ser de espécie diferente de uma que será colocada no jardim da sacada. Isso porque a exposição ao sol e o clima são diferentes nesses ambientes. Também é necessário julgar o espaço do ambiente, se ele for pequeno é melhor que opte por utilizar várias plantas pequenas do que uma grande que impossibilite a passagem.
Algumas opções de plantas resistentes e de fácil adaptação, são:
Suculentas;
Dracena;
Jiboia;
Espada de São Jorge;
Costela de Adão;
Bambu da sorte;
Lírio da Grama.

Utilize sua sacada

A sacada é um excelente local para usar e abusar das plantas, com ela é possível criar um ambiente de descompressão super gostoso para a sua casa. É necessário se atentar à luminosidade e exposição ao sol do ambiente para garantir que suas plantinhas receberão quantidade adequada de ambos e terão boas condições para se desenvolverem.
Vale buscar algumas referências no Pinterest para encontrar formas de transformar sua sacada em uma “selva particular”.

Aposte em vasos diferentes e suspensos

Os vasos têm um peso e poder muito forte e podem transformar e dar vida a sua decoração. Por isso, vale apostar em tamanhos, cores, e formatos diferentes.
Além disso, uma opção muito bacana são os vasos suspensos, que podem contribuir para deixar seu ambiente ainda mais inovador e descontraído. Porém, é necessário se atentar ao tipo de vaso suspenso, os mais recomendados são os autoirrigáveis, que evitam o aparecimento de goteiras e sujeira no ambiente em que o vaso estiver.

Que tal um jardim vertical?

O jardim vertical é um clássico para quem deseja ter uma Urban Jungle! Ele ajuda a aproveitar os espaços do seu imóvel da melhor forma, além de trazer muito verde e um aspecto realmente de “selva”.
Para ter um jardim vertical para chamar de seu é necessário seguir alguns passos, confira quais são eles:

Escolha do local apropriado

A escolha do local é muito importante, é preciso se atentar para que o ambiente receba luz e ventilação adequada para a sobrevivência de suas plantinhas. Não adianta escolher um local onde você gostaria de um jardim vertical, se esse lugar não for propício para isso. Uma parede de corredor, escura e isolada não trará um resultado tão bonito quanto a parede de uma sala que recebe luz e ventilação, por exemplo.

Plantas para o jardim vertical

Opte por plantas que tenham as mesmas necessidades de cuidados, dessa forma você consegue manter os cuidados com o jardim vertical de uma maneira padrão, garantindo que todas as plantinhas estão sendo cuidadas corretamente.

Rega das plantas

A irrigação das plantas do seu jardim vertical pode ser de duas formas: manual ou automática. Em jardins menores a irrigação manual funciona muito bem, porém se o seu jardim vertical for maior é aconselhado que opte pela irrigação automática, assim as plantas são regadas por igual e recebem o mesmo cuidado (garantindo sua saúde e beleza).

Estrutura

Você pode escolher com qual estrutura deseja fazer seu jardim vertical e garantimos: não faltam materiais e opções para isso! Podem ser usados: ripas de madeira ou treliçados, pallets, canos de PVC e o que mais sua criatividade permitir.

Impermeabilização

No jardim vertical as plantas têm contato direto com a parede, por isso é muito importante apostar na impermeabilização, evitando assim infiltrações.

Opte por mais folhagens e menos flores em sua Urban Jungle

Como falamos, Urban Jungle se refere a uma floresta urbana, por isso, para trazer o ar e aparência de uma verdadeira floresta em sua casa é necessário trazer mais verde das folhagens do que o colorido das flores. As folhas verdes devem ser as protagonistas, portanto dê prioridade às composições com elas.
“Mas, e as flores? Ficam de fora?” Calma! Não é para tanto, as flores podem ser utilizadas de forma sutil para dar pequenos toques de cor no ambiente.

Pense nas suas próprias necessidades

Uma das principais vantagens da Urban Jungle - além da aparência maravilhosa - é o bem-estar proporcionado através da conexão com a natureza. Pensando em bem-estar é importante se atentar às suas próprias necessidades e demandas diárias: você é uma pessoa que viaja muito e por isso precisa de plantas que não precisam de um cuidado diário? Ou tem disponibilidade e tempo maior para cuidar de suas plantinhas? Tudo isso deve ser levado em conta e colocado na balança no momento de montar sua Urban Jungle.

Use móveis de materiais naturais

Como mencionamos no início deste conteúdo, para se ter uma Urban Jungle é necessário mais do que plantas. Os móveis são excelentes aliados para transformar seu imóvel em uma verdadeira floresta em meio ao caos urbano.
Mas, é preciso escolher móveis que te ajudem a trazer este conceito à tona: ao invés de optar por metal ou acrílico, que tal procurar por móveis com acabamento mais natural? Rattan e Bambu são bons materiais para compor essa decoração.

Onde encontrar os móveis certos?

Sabemos que a busca por móveis tão específicos não é uma tarefa fácil. Uma excelente opção para isso é buscar em sites de compra e venda de móveis second hand - além de buscar algo que realmente se encaixe em sua decoração você ainda economiza! A JáVendeu possui muitos móveis incríveis e que com certeza podem compor sua Urban Jungle, vale a pena dar uma olhadinha.

Aposte na cor verde

Área com fundo verde, poltrona branca e plantas espalhadas

Se a intenção da Urban Jungle é trazer mais natureza para dentro de casa, nada melhor do que apostar na cor que remete a isso: o verde. Ele pode compor a decoração como um topo: objetos, móveis, paredes. Deixe a imaginação guiar e aposte nessa paleta de cores.

Os objetos podem trazer um toque especial

Utilizar objetos de decoração pode aproximar sua residência ainda mais de uma floresta. Para isso, aposte em objetos que estejam ligados ao tema. Confira alguns exemplos do que utilizar:
Bibelôs de cactos e plantas;
Almofadas estampadas;
Terrários de suculentas;
Cestas de palha;
Cordas de amarração;
Banquinhos de apoio;
Estatuas de gesso ou barro.

Chegou a hora de ter uma Urban Jungle para chamar de sua!

Agora que você já entende sobre essa tendência e sabe como adotá-la chegou o momento de colocar as dicas em prática e aproveitar a tranquilidade da sua própria floresta em meio aos prédios.

Já Vendeu na mídia!