Tendências de decoração com móveis usados

Pamela Cedro
July 8, 2021



#Tendências de decoração com móveis usados

Móveis usados: Conheça as tendências de decoração

Reutilizar móveis usados é a tendência de decoração que está alcançando cada vez mais adeptos. Saiba mais sobre essa estratégia sustentável.

Garimpar móveis usados em feiras e sites tem-se tornado uma prática bastante comum entre aqueles que querem decorar ambientes residenciais e empresariais com autenticidade.

Arquitetos, designers de interiores e pessoas comuns aproveitam as facilidades desse mercado para construir um estilo único e diferenciado em diferentes espaços.

Não é de hoje que a decoração com estilo antigo tem gerado cada vez mais adeptos. A televisão em cima daquele móvel que foi da sua avó com um tom bem mais moderno depois de uma restauração; a cabeceira de sua cama em outra época já fez parte, talvez, de uma mesa de jantar que reuniu os familiares em tempos remotos despertando lembranças da infância.

Há tantas opções de construir ambientes alternativos com móveis usados diversos que fica até difícil comentar tudo em um único artigo. Assim, a seguir você saberá um pouco mais sobre essas tendências de decoração e o mercado sustentável dos móveis usados, que se ampara na tão atual necessidade de um consumo consciente.

Boa leitura!

Móvel restaurado

A ideia da reutilização do móvel usado não precisa estar associada ao seu uso na forma original. A proposta é pensar em como é possível reaproveitá-lo, customizando e fazendo dele peça indispensável da nova decoração.

Lembra da mesa antiga que virou cabeceira da sua cama? São ideias como essa que vêm para ressignificar as estratégias de decoração de interiores, com estilo, praticidade, baixo custo e sustentabilidade.

Harmonia

Parte das tendências de decoração com móveis usados, a harmonia precisa ser levada em conta na hora de ousar na organização da casa. É preciso **harmonizar aquele móvel antigo **com o restante do ambiente, dessa forma, com toda certeza você não correrá o risco de não gostar da nova decoração.

A melhor maneira para familiarizar-se com o restante da decoração é criando um ambiente contemporâneo moderno, e a dica é mesclar elementos que transmitam uma combinação perfeita entre os diferentes detalhes da decoração.

Nova funcionalidade

Lembra que falamos que não é necessário que o móvel permaneça em seu formato original? Empregar uma nova funcionalidade vai de encontro a essa ideia.

O armário antigo pode virar uma linda cristaleira, ou quem sabe a cadeira se transforme em uma poltrona.

Sabe aquela garrafa de que você tem pena de se desfazer, mesmo não servindo mais para abrigar o vinho tão saboroso de outrora? Ela pode se tornar um lindo abajur ou um espetacular lustre para ficar em cima da mesa de jantar.

Use sua imaginação para fazer decoração com móveis usados

Você não precisa ser um designer de interiores para se antenar a respeito das tendências de decoração com móveis usados, basta ter bom gosto, criatividade e paciência para dedicar algumas horas de garimpo em sites do setor e redes sociais.

Uma dica super interessante é estar sempre atento ao que as lojas de móveis usados oferecem e o que os profissionais da área têm compartilhado sobre o assunto. A informação é um eficiente combustível capaz de acender aquela faísca da imaginação e permitir grandes labaredas que vão incendiar de exclusividade o seu cantinho.

O principal é não ter medo de ousar e abusar da imaginação. Não se desfaça dos móveis, reaproveite-os em novos locais e de uma maneira funcional, que atenda às suas necessidades cotidianas.

Boa sorte e mãos à obra!

Já Vendeu na mídia!