Quais desafios a Covid-19 trouxe para os profissionais de facilities?

Pamela Cedro
April 7, 2021



A pandemia da Covid-19 tem gerado grandes impactos sociais, organizacionais, econômicos e na saúde pública.

A população teve que se adaptar ao novo normal, pois o isolamento social ainda é fundamental para evitar o contágio e transmissão da Covid-19, além da higienização das mãos, limpeza de produtos e o uso correto de máscaras.

As medidas de isolamento social devem ser cumpridas com rigor para que a pandemia seja controlada, caso contrário uma nova onda pode ressurgir e o número dos casos de infecção aumentará.

Os grandes desafios da pandemia da Covid-19 afetaram diversos setores da sociedade. Os hospitais, especialmente os públicos, precisaram ampliar leitos de UTI, abastecer-se com equipamentos de proteção individual e disponibilizar testes suficientes para o diagnóstico da doença.

O comércio precisou fechar as portas e atualmente está trabalhando na reabertura gradual, cumprindo as normas e medidas de segurança necessárias. Alguns negócios se adaptaram e começaram a oferecer serviços de delivery.

Com a necessidade de isolamento social diante da pandemia, o crescimento das compras pela internet, principalmente de alimentos e produtos de saúde, por meio de aplicativos e telefone, fez com que os negócios se adaptassem para conseguir suprir o volume de entregas de mercadorias em domicílio.

As escolas precisaram suspender as aulas presenciais e adotaram a educação a distância durante a pandemia. As aulas online passaram a fazer parte da rotina de estudantes e foram adotadas até mesmo por profissionais autônomos e empresas como uma alternativa para driblar a atual crise.

Os profissionais de gestão de facilities também tiveram que se adaptar diante da pandemia da Covid-19. A rotina das equipes de facilities e o andamento das atividades profissionais com a pandemia tem sido um grande desafio. Além disso, todas as empresas precisaram ajustar seus processos de limpeza diante do atual contexto.

A Gestão de Facilities tem por objetivo diminuir a execução de diversas tarefas relacionadas ao ambiente de trabalho com o objetivo de otimizar os recursos empregados.

Em geral, os serviços de gestão de facilities estão ligados à infraestrutura e administração de espaços e materiais, tais como, alimentação, manutenções prediais, brigadas de incêndio, portaria, limpeza, transporte, além de jardinagem e paisagismo.

A importância dos profissionais de facilities no combate à Covid-19

A pandemia mudou a maneira com que as pessoas enxergam a limpeza e a maneira com que é realizada no ambiente de trabalho. Nesse sentido, os profissionais de facilities responsáveis por esse tipo de gestão precisaram passar por treinamentos para adequarem o processo de limpeza dos ambientes de trabalho aos protocolos de limpeza requeridos para a prevenção e enfrentamento da Covid-19.

Vale ressaltar que, existe uma diferença entre a simples limpeza e a desinfecção para garantir um ambiente livre de contaminação.

É necessário a aplicação de produtos específicos para aumentar a desinfecção e os profissionais de facilities precisam seguir rigorosamente os protocolos de limpeza para garantir o combate da proliferação do novo vírus.

A frequência da higienização deve ser de acordo com o fluxo de movimentação de pessoas no local e estar sempre higienizando as superfícies de contato, como maçanetas, botões de elevador, corrimão, botões de descarga e dispensers de produtos de higiene, para evitar a proliferação do coronavírus.

Os produtos utilizados na limpeza precisam ser certificados pela ANVISA. A composição da proporção indicada pelos fabricantes também é outro ponto que deve ser levado em conta para intensificar o cuidado da limpeza.

A importância dos EPI´s e a correta utilização dos equipamentos é outro grande desafio. Os equipamentos devem ser usados de forma segura e a equipe de gestão de facilities deve receber orientação por parte de especialistas para que estejam devidamente protegidos.

Os colaboradores também precisam cumprir as medidas de higienização. Mesmo seguindo a rigor todos os protocolos de limpeza, se alguém da equipe estiver infectado e acessar o ambiente já limpo, será contaminado.

Isso significa que o ambiente não ficará totalmente isento do vírus, a menos que as pessoas utilizem barreiras de proteção. Tanto os prestadores, como os tomadores de serviço precisam estar cientes da abrangência do vírus e da importância de cumprir todos os processos de desinfecção.

A pandemia da Covid-19 trouxe um enorme desafio para as empresas de facilities. Geralmente a gestão de facilities tem por objetivo diminuir a execução de diversas tarefas relacionadas ao ambiente de trabalho e ainda otimizar os recursos empregados. Como resultado, as empresas conseguem um serviço de qualidade além de economizar custos.

Entretanto, durante a pandemia, as empresas precisam aumentar a qualidade e a frequência da limpeza nos edifícios.

Assim, é necessário entender esse novo momento para apresentar a solução mais inteligente e financeiramente viável para as empresas.

Conheça a Já Vendeu!

A empresa Já Vendeu é um exemplo de inovação. Destaque no setor de venda de móveis usados, somos a melhor opção para quem deseja vender os seus móveis ou da sua empresa.

Oferecemos um serviço prático e rápido para o contratante não precisar gastar esforço e economizar tempo na venda dos móveis usados. Também somos especializados em anúncio e venda de móveis de escritório semi-novos.

Atendemos nas cidades de São Paulo e São Carlos -SP.

Ficou interessado? Para saber como a Já Vendeu funciona e tirar dúvidas clique aqui.

Já Vendeu na mídia!