Precisa trocar o seu conjunto de mesa e cadeiras de jantar? 5 inspirações para te ajudar na escolha

Pamela Cedro
June 10, 2021



Para substituir os móveis de maneira autêntica, estratégica e sustentável, é preciso prestar atenção em alguns fatores a se considerar. Não se substitui o conjunto de mesa de jantar, por exemplo, sem ter como foco a durabilidade dos móveis e sua adequação ao ambiente, tanto no sentido estético quanto no que diz respeito à utilidade e praticidade no cotidiano.

Assim, destacamos 5 inspirações para auxiliar na troca da mobília da sala de jantar, considerando a o conjunto de mesa de jantar e as cadeiras.

Boa leitura!

Conforto é a palavra chave

Um dos pontos primordiais na hora da escolha deve ser o conforto. A ergonomia é lei quando se trata de passar horas sentado, e isso não seria diferente se tratando das refeições.

Tendo o conforto como objetivo, é necessário observar:

  • a altura da cadeira em relação à mesa, de maneira que seus braços alcancem os objetos na superfície sem esforço;

  • a maciez do assento, que seja compatível com sua necessidade de não sobrecarregar a lombar;

  • a altura e o ângulo do encosto, que devem manter sua coluna ereta.

Se você tem alguma necessidade específica em relação à postura, converse com seu médico para se informar qual seria a melhor postura no momento da refeição, assim, você avalia o material e as dimensões do conjunto de mesa de jantar de acordo com sua condição de saúde.

Além disso, o peso de cada um dos objetos do conjunto e o tamanho dos móveis em consonância com o espaço disponível também são detalhes que refletem no conforto. Afinal, no momento da limpeza da sala de jantar ou se for necessário transportar ou organizar o conjunto de mesa de jantar, o ideal é que seja possível realizar as tarefas sem forçar o corpo.

É possível ter todo conforto necessário comprando até mesmo móveis usados.

Estilo: cadeiras diferentes para a mesma mesa está em alta

Invista tempo pesquisando maneiras de deixar o seu espaço com a sua cara, muita elegância e sofisticação. Ainda que cada um tenha seu estilo único, vale a pena se informar sobre as tendências de decoração. Cadeiras diferentes da mesa estão fazendo muito sucesso e são mobílias muito interessantes na mesclagem de um ambiente elegante e moderno.

Não abra mais mão da autenticidade que sua casa terá com uma decoração diferenciada, sendo possível, inclusive, realizar um design de interiores com móveis usados bem planejado.

Tenha a noção exata do espaço que você possui

Busque o conjunto de jantar dos seus sonhos. Analise, pesquise, garimpe em todo canto que for possível bisbilhotar, só não esqueça de conhecer com exatidão a sua casa e, principalmente, o espaço reservado para acomodar a mesa e as cadeiras.

Não vai adiantar adquirir os móveis dos sonhos, se eles não couberem na dimensão disponível.

Você não quer passar pelo transtorno de sonhar e idealizar e justamente na fase final não conseguir realizar as mudanças, não é mesmo?!

Estude o formato mais adequado para o seu conjunto

Agora que você já tem noção do tamanho que deve ter a mesa e sabe o local onde ela ficará, chegou o momento de pensar no formato que você acredita ser o ideal: arredondado, retangular, quadrado etc. Há muitas formas geométricas para estilizar o seu cômodo e é você quem definirá qual mais agradará aos seus olhos.

Invista na decoração

Tão importante quanto as cadeiras e a mesa é a decoração. Invista tempo e recursos na escolha de cada objeto que irá compor a ornamentação do local.

Há inúmeras plataformas com dicas de como decorar o seu espaço e você pode comprar muitas dessas peças em sites de móveis usados como o da Já Vendeu, que atende em São Paulo - capital.

Ainda tem dúvidas? Leia mais: 6 vantagens de comprar móveis usados

Já Vendeu na mídia!