Poupar dinheiro e ter eletrônicos de última geração é possível?

Rudimila Otoni
July 8, 2022



Quem gosta de uma boa experiência televisiva precisa atualizar sempre os aparelhos, que admitem os novos sistemas operacionais e permitem acesso aos melhores aplicativos. Assim, comprar uma televisão de última geração acaba sendo necessário a cada três anos, pelo menos; mas é realmente possível manter-se atualizado nas tecnologias e poupar dinheiro?

Nessa era de produção industrial acelerada e alta oferta e demanda de eletrônicos, o mercado de usados tomou a frente para resolver gargalos no comércio que as lojas tradicionais não conseguem suprir. Como descartar? Como ter algum retorno sobre o investimento nesse aparelho caríssimo que comprei, mas que não me serve mais? É possível ter sempre eletrônicos de última geração e ainda assim praticar o consumo consciente?

Diante de todas essas perguntas que começaram a se multiplicar entre os consumidores, lojas de usados já tinham a resposta. Por isso, você vai entender um pouquinho sobre a necessidade de comprar uma televisão nova e como poupar dinheiro nesse processo vendendo a televisão usada e mantendo um ciclo de consumo sustentável que permite que você siga sempre tecnologicamente atualizado.

Sobre o mercado de aparelhos de televisão no Brasil

Desde a década de 50, com a primeira transmissão brasileira de TV, programa produzido pelo canal TV Tupi, a venda de televisores no Brasil é crescente. São somente 60 anos entre o início da popularização da televisão e a venda desenfreada de smart TVs tal como vemos nesta segunda década do século XXI.

Em média, a venda anual de smart TVs entre os brasileiros é de 12,6 milhões de aparelhos, o que representa 97,7% do total de televisores vendidos, de acordo com pesquisas da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). Pesquisas da FGVcia ainda apontam que a porcentagem de dispositivos televisivos por habitante no Brasil é de 125%.

O que tudo isso significa, afinal? Esses dados ilustram que há mais TVs que gente no Brasil, sendo a maioria dos aparelhos smart TVs, ou seja, dispositivos que se conectam à internet e que precisam sempre de um sistema operacional atualizado para funcionar e ser compatível com os aplicativos.

Assim, televisões usadas podem ser incompatíveis com determinados apps. Por exemplo, smart TVs com sistemas NetCast não rodam apps atualizados para a versão chromecast. Toda uma linha tecnológica está sendo lançada e, em pouco tempo, pode ser substituída por uma nova tecnologia. Por isso, quem quer ter sempre uma televisão de última geração, com todas as funcionalidades atualizadas, precisa trocar de TV com frequência. Daí os números elevados do mercado de smart TVs.

Leia também: Como achar lugares que compram eletrodomésticos usados? Como redecorar sua sala com pouco orçamento Eletrodomésticos usados para a sua cozinha: dicas de como escolher

Quero uma smart TV nova, o que fazer com a televisão antiga?

Não é por que sua televisão usada não é tão eficiente na operação de todo e qualquer aplicativo que você deve descartá-la. Também não é problema nenhum querer ter sempre em casa aquele aparelho recém-lançado, com a tecnologia mais inovadora. No entanto, é preciso que esse ciclo de troca de dispositivos seja consciente e sustentável.

Não descarte sua televisão usada, venda!

Nem todo mundo tem interesse em manter em casa aparelhos de última geração, sua smart TV pode não ter a última atualização do sistema operacional, mas ainda pode ter várias e várias horas de vida útil do led e funcionar normalmente os apps de streaming mais populares, além dos canais de TV abertos e fechados.

É totalmente possível manter-se atualizado e ter um consumo compatível com a sustentabilidade. Com a venda de sua televisão usada você consegue um retorno sobre o dinheiro que você investiu, de maneira que o valor ao comprar uma nova vai ser parcialmente coberto com o dinheiro que você levantou vendendo a antiga no mercado de usados.

Assim, você não apenas oferece a oportunidade de alguém adquirir um aparelho de qualidade a preços baixos, mas também evita a geração de lixo eletrônico, uma grande preocupação da atualidade.

Descarte de televisão usada e a geração de lixo eletrônico

O Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no mundo. Isso significa que os brasileiros ainda não estão assumindo seu papel no processo de logística reversa. O descarte de eletrônicos pelas famílias é imenso, pois parece muito mais fácil jogar a tv usada no lixo para comprar uma nova do que dar um destino correto para o aparelho.

No entanto, o caminho mais fácil nem sempre é o mais correto. Quando você vende sua televisão usada antes de substituí-la, você evita a geração de lixo, que tem alto potencial de contaminação do meio ambiente, além de ter a chance de poupar dinheiro. Vender eletrônicos usados garante ainda que a televisão continue em funcionamento durante o seu tempo de vida útil, diminuindo a demanda do mercado de novos e contribuindo para um consumo consciente.

Mercado de usados: poupar dinheiro com a venda de eletrônicos

O mercado de usados tem feito tanto sucesso nos últimos anos por conta da tomada de consciência por parte dos consumidores, que trocam seus aparelhos, mas não descartam os antigos. A televisão usada que você não quer mais pode ser muito útil para muitas famílias que não podem pagar ou não têm interesse em comprar uma nova.

Se todo o processo de anunciar, negociar e vender eletrônicos usados parece muito trabalhoso para você, há uma maneira simples de resolver isso e que ainda lhe fará poupar dinheiro: as plataformas de anúncios e venda de eletrônicos usados.

A Já Vendeu é uma dessas plataformas, situada em localização estratégica: a cidade de São Paulo. Nosso trabalho em uma das maiores metrópoles do Brasil é facilitar a compra e venda de eletrônicos usados e móveis usados.

A região metropolitana de São Paulo tem uma dinâmica de consumo e descarte de televisão usada muito dinâmica. Por isso, a equipe da Já Vendeu visa contribuir para a sustentabilidade no meio urbano, realizando todo o processo de vender televisão usada para nossos clientes. Retirada do produto, avaliação, manutenção, precificação, armazenagem correta, fotos, anúncio, negociação de venda, venda e entrega.

Realizamos todo o processo para você, valorizando o produto e devolvendo o dinheiro justo pela venda da sua televisão usada. Assim, você pode trocar de TV quantas vezes quiser, com a possibilidade de poupar dinheiro e ajudar a retroceder os números de geração de lixo eletrônico.

Converse com nosso atendimento e entenda as vantagens de vender eletrônico usado.

Já Vendeu na mídia!