Planeje seu escritório seguindo 4 dicas de iluminação e ventilação

Joyce Santos
November 24, 2021



Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho e, justamente por esse motivo, esse ambiente precisa ser o mais saudável, confortável e seguro possível.

Estamos acostumados com meios corporativos cinzentos, monótonos, fechados e que acabam expressando um ar de seriedade e desconforto para os funcionários.

Mas, a mudança no comportamento das pessoas, o aumento do número das empresas de tecnologia e a constante busca do ser humano por qualidade de vida, fizeram com que as empresas fossem obrigadas a pensar em escritórios mais acolhedores, modernos e sustentáveis.

Pensando em novos formatos de trabalho, preparamos quatro dicas especiais para quem deseja planejar o seu escritório, levando em conta todas essas características citadas acima e, de quebra, fazendo o uso de iluminação e ventilação naturais.

Cada vez mais os projetos de arquitetura estão priorizando iluminação e ventilação naturais em suas criações. Afinal, por que não utilizar de recursos gratuitos, renováveis e infinitos para garantir mais bem-estar à vida das pessoas?

Um dos principais motivos para essa escolha são os benefícios que elas trazem para a nossa saúde física e mental.

Um ambiente com iluminação e ventilação naturais nos aproximam da natureza, nos garantem mais tranquilidade, deixam o local mais leve e ajudam a melhorar a concentração no trabalho.

Além de diminuírem drasticamente o valor da conta de energia e contribuírem para um mundo mais sustentável 💚

Confira 4 dicas de iluminação e ventilação naturais que separamos para você não errar no seu projeto de arquitetura:

Use e abuse das paredes de vidro

escritório armários azuis

Fonte: Casa de Valentina

Quando se trata de um escritório, iluminação é algo que não pode faltar! Então, por que não apostar nas paredes de vidro?

Elas são uma ótima opção para quem deseja proporcionar uma iluminação natural ao seu espaço de trabalho.

E ainda trazem a sensação de amplitude, garantindo praticidade na manutenção e dinamismo para o ambiente, pois ele muda de aparência conforme o passar das horas do dia.

Dica da Já Vendeu: ao escolher as paredes de vidro, fique de olho nas opções mais resistentes oferecidas no mercado, que também protegem os móveis, objetos e os funcionários contra os raios UV.

Introduza espelhos no seu projeto

escritório em frente ao jardim

Fonte: Pinterest

Essa com certeza é uma dica simples, mas que pode te ajudar muito na missão de deixar seu escritório com uma iluminação natural perfeita.

Os espelhos são superfícies que refletem raios luminosos em uma direção definida.

E, por esse motivo, eles têm a capacidade de transformar ambientes escuros em ambientes super iluminados como num passe de mágica.

Pode até parecer truque, mas eles têm o poder de proporcionar a sensação de extensão, seja no comprimento ou na iluminação do ambiente, deixando ela bastante natural.

“A luz natural ilumina nossa alma e nos enche de energia.” (GURGEL, 2005)

Ventilação natural cruzada

escritório paineis de madeira

Fonte: Editora Olhares

A ventilação natural tem o objetivo de proporcionar mais conforto térmico aos ambientes internos dos projetos.

Fica com ela a responsabilidade de causar a movimentação do ar no interior das edificações sem a ajuda de nenhum outro mecanismo.

Um dos sistemas de ventilação natural mais conhecido no país é a ventilação cruzada.

Ela funciona quando existem janelas ou portas em orientações opostas, criando uma passagem para o ar e deixando o ambiente mais prazeroso.

Dica da Já Vendeu: é importante posicionar e dimensionar as janelas e portas da maneira correta, para que o fluxo do ar ocorra dos ambientes mais frescos para os ambientes mais quentes.

Elementos vazados

escritório iluminado

Fonte: The Architects Diary

Tá aí um clássico blasileiro dos projetos de arquitetura, nascido em 1929, e que até hoje está em alta: os elementos vazados.

Eles atendem muito bem aos pedidos de quem quer planejar um escritório utilizando a ventilação natural.

Os elementos vazados podem ser em concreto, madeira, cerâmica ou vidro e quando são empregados de maneira adequada, eles melhoram o índice de qualidade do ar, pois possibilitam que sua troca seja permanente.

E aí, gostou das dicas? Conta pra gente como foi sua experiência planejando seu escritório utilizando iluminação e ventilação naturais.

Bora vender?

Se você deseja vender ou comprar objetos e/ou itens usados, com um bom preço, anuncie-os aqui com a gente!

A Já Vendeu tem toda estrutura que você precisa para que a compra e venda de seus móveis aconteça de maneira simples e sustentável. Clique aqui

Já Vendeu na mídia!