Passo a passo para comprar com segurança na internet

Rudimila Otoni
December 14, 2021



De todas as coisas boas que a internet nos proporciona, com certeza, a compra e venda online de produtos é uma das que mais revolucionou o nosso comportamento.

Já faz alguns anos que o hábito de comprar e vender online faz parte da vida dos brasileiros. E não é à toa que o nosso país é o terceiro no mundo onde mais se compra pela internet.

E com a pandemia do novo Coronavírus, essa tendência cresceu ainda mais. Para provar, podemos observar o aumento nos percentuais de expansão do e-commerce. Em 2020, o setor cresceu 36% na América Latina, segundo dados da eMarketer, empresa especializada em pesquisa de mercado.

Comprar e vender online é uma prática cada vez mais comum e, justamente por esse motivo, as empresas estão se empenhando em oferecer a melhor experiência para seus clientes, além de proporcionar ambientes que garantem segurança na hora de efetuar a compra.

Mas, apesar de toda tecnologia envolvida, ainda é preciso ter alguns cuidados para proteger nossas informações.

Confira agora um passo a passo para comprar online com segurança na internet

Escolha por marcas conhecidas

A mesma busca que fazemos ao comprar em lojas físicas também precisamos fazer ao comprar em lojas virtuais. Verifique se a loja virtual em questão é conhecida por algum amigo ou familiar e também procure por indicações e avaliações de outros compradores. Escolha aquelas que possuem popularidade no mercado.

Verifique a segurança da loja virtual

Ao acessar o site da loja virtual, verifique se ele possui o ícone de um cadeado, do lado esquerdo da barra de endereço do seu navegador. Os cadeados significam que o site recebeu um certificado e que um par de senhas criptografadas foram geradas.

Os dados criptografados significam que a informação trocada, entre você e a página, está fora do alcance de terceiros, e isso permite que você coloque dados como informações do cartão de crédito sem que ninguém esteja espionando.

Pague com o cartão virtual

A tecnologia trabalha a nosso favor e cada vez mais podemos nos beneficiar dela para fazer compras online com segurança. Atualmente vários bancos e instituições financeiras oferecem a opção de gerar um cartão virtual.

Ele é sempre preferível para compras online, pois garante mais segurança na hora de efetuar as transações e evita que cibercriminosos e fraudadores de dados usem o seu cartão de crédito oficial.

Conheça os seus direitos

O Código de Defesa do Consumidor foi criado em 1990, através da Lei Nº 8078 / 90, e é reconhecido internacionalmente como um dos melhores projetos de proteção ao consumidor do mundo.

Com o aumento do uso da internet, ele passou a ser válido também para as compras efetuadas na internet e garante que o consumidor não seja prejudicado em diversos atos de compra online.

Você pode acessar o Código de Defesa do Consumidor completo clicando neste link: https://idec.org.br/

Seja criativo e crie uma senha forte

A gente sabe que usar a data do aniversário como senha é bem mais fácil, né? Porém, essa ação não é nem um pouco segura. Ainda mais se você repete a mesma senha em diversos sites de compra diferentes.

Xiiii… Aí que mora o perigo e nós vamos te alertar o porquê - se sua senha for exibida em algum site com a segurança online comprometida, será possível acessar qualquer outra conta utilizando o mesmo login do usuário.

Por isso, é importante quebrar a cabeça e criar uma senha forte e evitar usar senhas iguais, especialmente em e-commerces, onde costumamos inserir os dados de cartão de crédito.

Me diga com quem tu andas, que eu te direi quem és

Quem nunca buscou informações com alguém sobre determinada pessoa para saber a respeito de sua reputação, hein? Pois bem, podemos fazer o mesmo quando se trata de comprar online. Ir atrás de depoimentos, avaliações, comentários e denúncias de outros clientes para descobrir se a loja já esteve envolvida em algum golpe ou fraude é totalmente necessário.

É possível fazer isso em sites como o Reclame AQUI, o Procon, a Junta Comercial do Estado ou até mesmo nas redes sociais da empresa.

Nem tudo que reluz é ouro

Assim como acontece nas lojas físicas, os produtos mantêm uma média de preço nas lojas online. Se você se deparou com uma oferta que foge muito do padrão, desconfie da idoneidade do site e da veracidade das informações.

E, aí, gostou das dicas que separamos para você comprar online com segurança?

Ah, e não se esqueça, precisa vender ou comprar algum produto usado com economia e qualidade? Escolha a JáVendeu 💚

A JáVendeu facilita a venda e a compra pela internet de itens de produtos de qualidade usados. O nosso processo é totalmente confiável e pode ser feito 100% online através do WhatsApp da empresa.

Fale com a gente e saiba mais: (11) 97514-8184

Já Vendeu na mídia!