O que você precisa saber na hora de comprar uma geladeira usada?

Daniel Paredes
July 8, 2021



Nem sempre comprar uma geladeira usada é uma tarefa simples. Com tantas opções, só a economia não é suficiente para te auxiliar na compra.

Existem vários aspectos com os quais você precisa se atentar na hora da compra. E para quem opta por comprar o eletrodoméstico usado, esses cuidados são ainda mais importantes.

Sendo assim, para te ajudar na hora de comprar uma geladeira usada, separamos aqui o que você precisa saber.

Geladeira usada: do que você precisa?

Tanto na hora de comprar uma geladeira usada quanto para qualquer outro eletrodoméstico para sua casa, o primeiro passo é saber exatamente o que você precisa.

Isto é, não se deixe levar pelo impulso de comprar, saiba primeiro do que você realmente precisa. Avalie seus hábitos dentro de casa, quais móveis e eletros vão realmente deixar a sua rotina mais fácil e confortável.

Estilo ou comodidade?

Mais do que isso, é preciso avaliar também o que você está procurando. Vai comprar uma geladeira usada por que busca por um modelo mais novo e barato? Ou vai comprar o eletrodoméstico pela comodidade e necessidade de uso?

Ao saber se você busca estilo ou comodidade, você já tem um parâmetro inicial para pesquisar e comprar uma geladeira usada.

Comprar uma geladeira usada: o que você precisa saber?

Mas só isso não basta. Ainda existem alguns outros cuidados para quem deseja trocar seu eletrodoméstico e ainda economizar na compra.

E para te ajudar, separamos três coisas que você precisa saber na hora de comprar uma geladeira usada. Confira!

Avalie a capacidade

Para fazer com que a escolha seja mais simples, leve em conta a capacidade da geladeira que você precisa. E como fazer isso?

Considere quantas pessoas moram na casa e avalie qual o tamanho das compras mensais e qual a capacidade necessária para comportar o que você compra.

Por exemplo, em uma casa com até quatro pessoas, a capacidade necessária varia entre 300 e 500 litros, dependendo dos hábitos de consumo.

Quantidade de portas

Outro ponto importante é avaliar a quantidade de portas na geladeira. Esse fator depende do quanto você pretende gastar e, claro, da sua preferência.

Mais comum, a geladeira de uma porta com o freezer embutido, o que reduz consideravelmente o espaço da geladeira. No geral, ela é indicada para cozinhas menores, com pouco espaço.

Mais caras, as geladeiras duas portas, ou duplex, possuem um refrigerador separado. Assim, há um aumento considerável na capacidade de armazenar alimentos congelados. Elas também possuem um consumo de energia maior.

Condições de uso e preço

Por fim, outra coisa que você precisa saber na hora de comprar uma geladeira usada é a condição de uso do modelo.

Avalie muito bem o modelo que você escolheu, veja se ele está em bom funcionamento ou mesmo se já passou por algum tipo de revisão.

Vale também ficar de olho no preço. Nem sempre um item usado terá um preço que realmente seja vantajoso para você. Justamente por isso é importante sempre pesquisar e avaliar o modelo, comparando o preço de um modelo novo ao de um usado.

Já Vendeu na mídia!