Mercado de Usados: Como encontrar produtos de qualidade

Rudimila Otoni
July 22, 2022



Comprar pela internet é uma facilidade, pois realmente oferece benefícios que as lojas físicas não conseguem atender. O mercado de usados online proporciona economia para o comprador e para o vendedor. No entanto, saber como e onde encontrar produtos de qualidade e por bons preços no meio digital não é tarefa simples.

Quem nunca passou horas pesquisando sem conseguir ter confiança em nenhum anúncio e acabou desistindo da busca?

Neste artigo, mostraremos como comprar eletrodomésticos, eletrônicos e móveis usados com segurança e sem perder muito tempo procurando. Leia as dicas a seguir e saiba como economizar na compra de produtos de qualidade a bons preços.

Vantagens de comprar pela internet

A compra pela internet está fazendo sucesso porque muitos consumidores conseguem comparar preços, verificar as características do produto, encontrar lojas e receber a mercadoria sem sair de casa.

Sabendo como e onde buscar pelos melhores preços, isso se torna rápido, sem a necessidade de deslocamento ou de ficar negociando com mais de um vendedor.

Com essas vantagens, o comprador tem a segurança de que precisa para efetuar a compra com a certeza de que é um bom negócio, mas alguns cuidados precisam ser tomados para comprar no mercado de usados sem ter surpresas no momento do recebimento.

Por que as pessoas preferem o mercado de usados?

A preferência pelo mercado de usados é crescente no Brasil, pois os consumidores têm encontrado produtos de qualidade com preços melhores que os da loja física, até mesmo quando se trata de eletrodomésticos e eletrônicos, que precisam estar em perfeito funcionamento para que a compra seja realmente vantajosa.

Melhores preços, produtos em boas condições, opções amplas, atendimento rápido e facilidade de negociação são algumas das vantagens que o mercado de usados digital oferece ao comprador.

Dicas de como encontrar produtos de qualidade com bons preços na internet

Confira nosso guia para compra de produtos usados online e tenha eficiência e segurança nas negociações.

1. Encontre os detalhes das características do produto

Antes de procurar um produto para comprar, procure as especificações do fabricante no site da marca. Eletrodomésticos e eletrônicos têm modelos diversos, cada qual com sua característica, que fazem a diferença na hora da compra:

  • voltagem do aparelho;
  • utensílios;
  • ano de fabricação;
  • vida útil;
  • cuidados para transportar;
  • maneira correta de higienizar;
  • funcionalidades.

Essas são as principais informações a que você precisa se atentar na hora da compra. Conferindo as especificações de fábrica, é possível entender qual a condição do produto usado, comparando com o que um novo oferece. Entendendo junto ao comprador qual a real condição do produto à venda, obtém-se transparência na negociação, para evitar surpresas no momento da entrega.

2. Investigue mais de uma opção de produtos semelhantes

A grande vantagem da internet é poder comparar preços e condições de produtos parecidos sem restrições, algo que a loja física não permite sem que seja necessário bater perna em diversos estabelecimentos diferentes.

Para comprar um eletrônico ou móvel usado que realmente atenda às suas necessidades, não feche negócio no primeiro que encontrar, pesquise várias opções na faixa de preço que cabe no seu bolso, você pode se surpreender com um produto de qualidade e que tenha a funcionalidade desejada a baixo custo.

3. Compare preços

A pesquisa no mercado de usados é muito importante, muitas vezes é possível encontrar exatamente o mesmo produto, por um valor mais baixo. No entanto, nem sempre o produto mais barato é a melhor opção. É possível que a comparação de preços leve você a escolher pelo mais caro, que pode oferecer melhor custo-benefício a depender da condição física do item, do seu tempo de uso pelo antigo dono e pela durabilidade - que você vai calcular verificando a vida útil do produto conforme especificações do fabricante.

A comparação de preços deve levar em conta vários fatores além do valor aplicado pelo vendedor, tais como:

  • as condições de pagamento que a loja oferece é fator importante que deve ser considerado, pois as opções de parcelamento podem gerar taxas que aumentam muito o valor do produto e algo que parecia barato fica caro; parte das vezes compensa pagar à vista para manter o preço em um valor acessível;
  • as condições de armazenagem e serviço de transporte também precisam ser levados em conta, pois o vendedor deve ter a estrutura necessária para guardar e transportar o produto sem causar danos, além de oferecer uma entrega que seja rápida, de maneira a compensar a compra pela internet;
  • o valor da entrega precisa ser adicionado na comparação de preços, pois pouco adianta escolher o produto mais barato, mas que está muito distante, gerando um alto custo de frete.

Assim, a comparação de preços considerando todos esses fatores, levará a uma escolha adequada no momento de comprar produtos pela internet no mercado de usados.

4. Escolha uma loja de usados especializada

Procure por uma loja que seja reconhecida no mercado de usados, leia a avaliação de outros clientes, confira as políticas internas da empresa e avalie os benefícios que ela oferece aos consumidores.

A compra de produtos usados a partir de uma loja especializada dá mais garantias do que pela compra com outra pessoa física, não apenas no que diz respeito à qualidade do item e do serviço de entrega, mas também quanto aos direitos do consumidor à troca e desistência da compra.

Além disso, mesmo comprando pela internet, escolha lojas próximas à região em que você mora, isso facilita o transporte, o contato e a resolução de possíveis problemas.

Para quem mora nos arredores da cidade de São Paulo, por exemplo, a Já Vendeu é uma loja que está marcando presença no mercado de usados, com atendimento de qualidade, serviços completos e oferta de bons produtos com preços baixos.

Gostou das dicas? Conheça os eletrodomésticos, eletrônicos e móveis usados anunciados pela Já Vendeu e economize em suas compras!

Já Vendeu na mídia!