Empresas de facilities no Brasil

Daniel Paredes
April 7, 2021



O que é empresa de facilities e sua atuação no Brasil

A gestão de um negócio não depende apenas de estratégias para entregar o produto ou serviço ao cliente e administração financeira. O operacional também está intimamente vinculado à infraestrutura, seja em atuação em espaço físico ou virtual. São tantos detalhes que estão além da negociação com o cliente, que faz com que a procura por empresa de facilities seja cada vez maior.

O planejamento dos serviços voltados para a infraestrutura tem se mostrado um excelente investimento para as empresas que querem alcançar mais produtividade no seu negócio em curto prazo.

O que é empresa de facilities?

Em geral, os serviços de gestão de facilities estão ligados à administração de espaços e materiais, tais como, alimentação, manutenções prediais, brigadas de incêndio, portaria, limpeza, transporte, além de jardinagem e paisagismo. Em empreendimentos totalmente virtuais, as questões operacionais envolvem atendimento, entregas e gestão de dados, principalmente.

No Brasil, existem empresas de facilities especializadas em fornecer esse tipo de serviço. Na prática, isso significa que os empreendedores, em vez de disponibilizarem uma equipe interna para realizar os serviços secundários, contratam uma companhia que conta com profissionais altamente qualificados e treinados para realizar as tarefas.

Assim, a contratação de profissionais de facilities surge como uma alternativa de controle de gastos das empresas para serviços periódicos, além de garantir mão de obra especializada para tarefas que não estão diretamente relacionadas com as transações do negócio.

Por que contratar serviços de facilities?

A depender do contexto de cada empreendimento, pode ser mais vantajoso contratar uma empresa terceirizada para as atividades específicas, ao invés de manter uma equipe interna.

A área de facilities é uma tendência global e é cada vez mais comum nos mais diversos setores de negócios no Brasil. A perspectiva é de que esse tipo de serviço domine as contratações em um futuro próximo.

A área de facilities e o mercado brasileiro

A implementação da área de facilities trata-se de uma estratégia fundamental para o mercado e, por isso, tem demonstrado forte crescimento no mercado brasileiro, uma vez que atende as expectativas relacionadas à demanda de cada negócio e oferece dinamismo e eficiência para as empresas.

Em organizações maiores, a importância da área de facilities tende a ser mais abrangente. Quanto maior o negócio, maiores são as responsabilidades, e terceirizar atividades que não sejam primordiais pode fazer com que as empresas economizem tempo e recursos para investir nos processos fundamentais para a geração de resultados.

Atualmente, o mercado de facilities tem se mostrado bem flexível. Os contratos fechados com as empresas de facilities, majoritariamente, são por serviços e não mais pelo número de profissionais, com negociações entre as duas empresas, de modo que seja benéfico para ambos os lados.

O serviço realizado pela gestão de facilities, ainda que não esteja tão fortemente ligado ao planejamento estratégico da empresa, são essenciais para o funcionamento do negócio, pois desvincula da gestão interna a preocupação com a infraestrutura básica.

Outra vantagem de contratar esses serviços é a redução de custos, pois as empresas de facilities contam com uma equipe especializada e bem treinada, e a empresa contratante não precisa se preocupar com os encargos trabalhistas ou administração de equipes.

Com o avanço da tecnologia, a internet veio para oferecer novas alternativas para os diversos tipos de negócios, resultando na ampliação do e-commerce. Cada vez mais serviços estão disponíveis para entregar melhores resultados aos clientes.

Por fim, as empresas estão sempre buscando soluções inteligentes para facilitar a execução das suas tarefas. Modernizar-se e inovar é sem dúvidas uma forma de atrair resultados positivos para a empresa.

Conheça a Já Vendeu!

A empresa Já Vendeu é um exemplo de eficiência, enquadrando-se também entre os serviços de facilities. Destaque no setor de venda de móveis usados, somos a melhor opção para quem deseja vender os seus móveis ou da sua empresa, sem ter que se preocupar com nenhuma das etapas do processo.

Oferecemos um serviço prático e rápido, com equipes especializadas, para o contratante não precisar gastar esforço e economizar tempo na venda dos móveis usados. Também contamos com especialistas em anúncio e venda de móveis de escritório semi-novos.

Atendemos na cidade de São Paulo e região metropolitana.

Ficou interessado? Para saber como a Já Vendeu funciona e tirar dúvidas clique aqui.

Já Vendeu na mídia!