Dicas para decorar sua sala, banheiro e cozinha

Rudimila Otoni
July 8, 2022



A decoração é, sem dúvidas, uma das principais responsáveis a dar “vida” aos ambientes. Mas, nem sempre se sabe qual linha de coração seguir ou como decorar um espaço que se tem. Por isso desenvolvemos este artigo, continue lendo e confira inspirações para decorar todos os ambientes.

Mas, por que decorar ambientes?

A decoração vai muito além do fator estético, ela pode trazer conforto, tranquilidade e contribuir com questões psíquicas e físicas. Além de ajudar as pessoas a usufruírem o melhor dos ambientes.

Como decorar a cozinha?

A cozinha é um cômodo super especial e importante, ela pode reunir família e amigos para um momento culinário, juntos, por exemplo. Ela pode ser grande, pequena, com mais ou menos equipamentos: sempre é possível torná-la ainda mais aconchegante e cativante e isso é feito através da decoração. Confira algumas dicas de como decorar sua cozinha de forma simples e barata:

Ponto de destaque

Escolha um ponto focal de destaque para a sua cozinha, sabe aquilo que chama atenção logo que se entra no cômodo? Pode ser móvel diferente, eletrodoméstico, papel de parede, detalhes coloridos, bancos ou cadeiras diferentes, ou qualquer item de decoração que goste e acredite que pode dar um toque especial ao ambiente.

Utilizar o ponto de destaque faz com que o olhar das pessoas esteja em um foco especifico, o que permite com que o restante da decoração seja mais simples e minimalista.

Cozinha móveis pretos

Fique de olho nos pontos de água e luz

Mudar pontos de água e luz em uma cozinha pode gerar um gasto extra, por isso, se você deseja decorar sem gastar muito o ideal é que esteja ciente sobre onde esses pontos se encontram em sua cozinha e monte ela de acordo com esses pontos.

Aposte em prateleiras

As prateleiras são excelentes para aproveitar espaço e também ajudar na organização e armazenamento dos itens em sua cozinha.

Cozinha com prateleira

Dicas para decorar a sala

A sala também é um ambiente que pede conforto, sossego e aconchego, confira dicas de como decorar esse ambiente:

Puffs e poltronas

Os puffs são excelentes para trazer harmonia e versatilidade ao ambiente. Eles podem ficar acoplados ao rack e serem utilizados quando necessário como assentos ou para apoiar objetos (notebook, bandejas, etc). O puff pode ser um ponto de cor, como um destaque para a sala, ou pode seguir a mesma cartela de cores que os quadros e almofadas. Deixe a criatividade fluir e faça da forma que preferir.

Puff verde Poltrona verde

Tapetes

Os tapetes são uma ótima pedida, mas, você sabia que existe uma medida correta para eles? O tapete ideal para sua sala deve ser maior que a largura do sofá e ficar 15 a 20cm abaixo do pé do sofá.

Tamanho do sofá

O sofá deve ser escolhido conforme o tamanho disponível em sua sala. É necessário deixar um espaço para a circulação no ambiente, por isso, se a sala for pequena, escolha um sofá proporcional.

Cortinas

As cortinas são excelentes para controlar a iluminação, elas podem ser mais leves e fluidas para deixar a luz entrar, ou blackout para aqueles que preferem menos luminosidade dentro da sala. Em ambientes pequenos é aconselhável usar cortinas por toda a extensão da parede, ajudando a ampliar a sala.

Mesas de canto

Mesas de canto são excelentes para trazer mais funcionalidade a sala, podendo servir de apoio e dando um charme a mais em sua decoração.

Mesa de canto + vinho

Decoração de banheiro

Os banheiros e lavabos merecem uma atenção especial assim como os outros cômodos, confira nossas dicas e inspire-se:

Papel de parede

Se você acredita que os papeis de parede não servem para banheiros sentimos em dizer que você está enganado! Existem marcas que produzem papeis específicos para esse comodo da casa, com texturas e tecidos resistentes a água e vapor. Que tal aproveitar a infinidade de possibilidades que os papeis de parede proporcionam para a decoração do seu banheiro?

Banheiro papel de parede

Que tal utilizar quadros?

Sim, os quadros também podem fazer parte da decoração do seu banheiro! Eles podem compor o ambiente, trazendo mais estilo e cor. Porém, é preciso se atentar quanto a umidade do local: coloque os quadros em paredes que não pegam umidade. Dessa forma será possível manter uma decoração linda, estilosa e sem “surpresas”.

As famosas pias duplas

As pias com duas cubas tem ganhado destaque em decorações de banheiros. Além de serem super estilosas elas ainda facilitam o dia a dia de um casal.

Pias duplas Pias duplas 2

Pronto para decorar ambientes?

Agora que você já tem algumas inspirações, chegou a hora de pôr a mão na massa! Temos algumas dicas extras para decorar ambientes: Busque por sites de inspirações sempre que achar necessário; Pesquise preços de objetos em vários lugares antes de comprar; Busque por móveis ou eletrodomésticos em sites de seminovos, se deseja economizar. Esperamos que esse conteúdo tenha sido proveitoso e te inspire, para mais textos como este visite o nosso blog.

Já Vendeu na mídia!