Descarte de eletrônicos: saiba como fazer corretamente

Rudimila Otoni
July 8, 2022



Computador não é lixo! Alternativas para descarte de eletrônicos

Trabalhando em casa ou no escritório, quem usa aparelhos eletrônicos, como computador de trabalho ou notebook, no dia a dia sabe que não é incomum ter que comprar um novo para conseguir melhor desempenho com sistema operacional e softwares mais atualizados. Porém, nesse processo é de extrema importância saber mais sobre descarte de eletrônicos.

Transformar esses equipamentos em lixo é um grande erro, especialmente para empresas, que têm uma grande quantidade de máquinas saindo de operação todos os meses. O dispositivo até pode não estar mais funcionando, mas os materiais que os compõem podem ser reaproveitados e são muito valiosos no mercado de usados.

O descarte correto de eletrônicos é parte das práticas sustentáveis e é uma iniciativa que configura o consumo consciente. Não sabe o que fazer com os eletrônicos usados da sua empresa? Uma das opções mais vantajosas para todos é a compra e venda de aparelhos eletrônicos usados. Continue a leitura e entenda como funciona!

O que é lixo eletrônico?

O lixo eletrônico também é conhecido como e-lixo ou lixo tecnológico e compreende os materiais descartados provenientes de produtos da indústria de tecnologia. Podem ser computadores, notebooks, geladeiras, microondas, celulares, baterias, pilhas, fios, eletrodomésticos e por aí segue uma extensa lista.

Esses aparelhos são compostos por matérias inorgânicas, ou seja, que não se degradam no ambiente, e normalmente comportam substâncias nocivas, como mercúrio, chumbo, entre outros metais pesados, além de alumínio, cobre e plástico.

Descarte de eletrônicos e reciclagem

Com o aumento da produção e do consumo desse tipo de produto, o descarte de eletrônicos cresceu muito nos últimos anos, com prejuízos já notáveis na natureza. As substâncias que fazem parte dos aparelhos eletrônicos são poluentes poderosos, podendo comprometer o solo, os lençóis freáticos, além da saúde de seres humanos e animais que entram em contato inapropriado com os materiais descartados incorretamente.

Por isso, muitos países já atuam na reciclagem de eletrônicos, sendo a China um dos principais, com processos avançados de logística reversa, a indústria chinesa lidera a produção desse tipo de aparelhos tecnológicos.

O lixo eletrônico deve ter um local correto para descarte, sendo possível separar os diferentes materiais e devolvê-los para a indústria, a fim de produzir novos aparelhos.

Lixo eletrônico no Brasil e no mundo

A produção de lixo eletrônico é assustadora. A Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolve pesquisas periódicas para mensurar esses números. Estima-se que 53 milhões de toneladas de equipamentos são descartados no mundo anualmente, enquanto as vendas de aparelhos eletrônicos crescem cerca de 4% a cada ano. Isso significa mais lixo eletrônico conforme o tempo passa.

Olhando para o Brasil, vemos uma situação alarmante: são 2 milhões de toneladas de lixo eletrônico produzidos pelos brasileiros, de acordo com um levantamento da ONU de 2019. Sem dúvidas, uma atualização dessa pesquisa apontaria números ainda mais elevados. Infelizmente, somente 3% desses equipamentos descartados passaram pelo processo de reciclagem.

Pode-se perceber que a produção é alta, de acordo com o consumo crescente, o descarte de eletrônicos também é muito alto, mas as medidas para reduzir a quantidade de lixo ainda são negligenciadas.

Pode parecer clichê, mas a ação cabe a cada um de nós. Existem pontos de descarte correto de lixo eletrônico nas cidades pelo Brasil, assim como empresas responsáveis por reciclar os aparelhos que recebem. Diante disso e pensando que computador não é lixo, vale pesquisar como descartar seu aparelho usado antes mesmo de comprar um novo.

O que fazer com os eletrônicos usados da sua empresa?

Para quem tem empresa com escritório, faz parte da gestão do negócio saber o que fazer com os eletrônicos usados que já não servem mais para o trabalho. O descarte de eletrônicos correto é uma medida que coloca seu negócio dentro dos valores da sustentabilidade, contribuindo para um Brasil equilibrado, com menos poluição e mais consciência.

Você pode pensar que adotar uma política de logística reversa coloca sua empresa como avançada no mercado, a exemplo dos países desenvolvidos que cuidam muito bem do lixo eletrônico que produzem.

Há ainda outro benefício muito interessante para empresários que optam por direcionar seu lixo eletrônico: o retorno sobre o investimento por meio da venda de aparelhos eletrônicos usados.

A seguir, você vai conhecer mais sobre o assunto.

Compra e venda de aparelhos eletrônicos usados

A compra e venda de aparelhos eletrônicos usados é uma ótima alternativa para descartar lixo eletrônico da maneira correta. Esse mercado é muito promissor, dada a quantidade de equipamentos descartados todos os dias, além disso, a prática oferece vantagens à sua empresa, à indústria e ao meio ambiente.

Vantagens de comprar e vender eletrônicos usados

Se você quer incluir um sistema de venda de eletrônicos usados na sua empresa, precisa, primeiro, conhecer os benefícios dessa iniciativa. Listamos alguns dos fatores que podem ser motivadores para isso.

Política de logística reversa

A logística reversa é uma ação que visa a reciclagem. Significa retornar uma embalagem ou um produto que podem ser reutilizados para o início da cadeia produtiva. Isso significa que sua empresa vai separar os lixos reciclados de acordo com o tipo de material e encaminhar para empresas que separam as diferentes substâncias e redirecionam cada um dos componentes para as indústrias, que fabricarão novos produtos a partir disso.

A grande vantagem dessa ação é que a indústria não precisará tirar mais recursos da natureza para produzir mais e atender a demanda do mercado consumidor. Quando se trata de aparelhos eletrônicos, isso é ainda mais importante, pois a oferta de materiais como cobre e alumínio na natureza é restrita, de maneira que reciclar esses equipamentos diminui a necessidade de extrair mais e mais matéria de fontes naturais.

Além disso, a logística reversa pode oferecer ganhos financeiros ao empreendedor, pois esses materiais têm valor e podem ser negociados por preços que fazem a diferença na gestão financeira do seu negócio.

Diminuição da poluição

O descarte de eletrônicos feito de maneira correta diminui a quantidade de lixo e evita que mais poluentes sejam transferidos para o meio ambiente. Pode até parecer que isso não é uma vantagem direta para sua empresa, no entanto, a consciência ambiental é um tema que precisa ser acolhido por todos, com grandes benefícios a nível local, nacional e global se pensarmos a longo prazo.

Retorno sobre investimento

A compra e venda de aparelhos eletrônicos usados pode render algum dinheiro para sua empresa. O preço médio do quilo do alumínio, material que está presente nesse tipo de produto, é de R$ 3,10; o cobre vale cerca de R$ 7,50 por quilo.

Claro que você não vai separar e vender cada material com base no peso, mas dá pra ter uma ideia da valorização dos componentes dos aparelhos eletrônicos usados no mercado.

Além disso, é possível vender seus aparelhos para empresas de assistência técnica, que consertam o que estiver quebrado, tornando-o útil novamente, ou desmontam e usam as peças para criar um novo aparelho.

Com isso, parte do que você investiu na compra do aparelho eletrônico retorna para o caixa da sua empresa, para adquirir um novo ou como margem de investimento em outros processos ou produtos.

Compra e venda de eletrônicos usados em SP

Na Já Vendeu, você pode vender seu aparelho usado com facilidade. Nossa equipe ajuda em todo o processo, garantindo que o produto será direcionado corretamente e reutilizado de uma maneira positiva. A plataforma também facilita a compra segura pela internet, oferecendo produtos de qualidade por um preço mais barato.

Já Vendeu na mídia!