Consumo consciente: 4 ações para aplicar agora mesmo!

Daniel Paredes
November 24, 2021



O consumo consciente é um assunto cada vez mais colocado em pautas e discussões ao redor do mundo e não é para menos: ele é necessário e importante para nós e as futuras gerações. Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para te explicar o que é consumo consciente e 4 ações para adotar agora mesmo.

Neste conteúdo, você entenderá:

  • O que é consumo consciente?
  • O consumo consciente está em alta
  • Como fazer uma compra consciente?
  • 4 ações de consumo consciente para aplicar agora mesmo

O que é consumo consciente?

Segundo uma pesquisa do Consumo Consciente, 41% das pessoas entrevistadas acreditam que consumo consciente são atitudes que evitam o desperdício e compras desnecessárias. Essa afirmação não está errada, porém, é importante entendermos que o consumo consciente vai além do impacto em finanças pessoais. O consumo, em geral, de qualquer coisa (produtos ou serviços) gera consequências, que podem ser boas ou ruins. Sendo assim, consumir algo não afeta somente ao consumidor direto, como também a economia, meio ambiente e a sociedade como um todo. Consumo consciente pode ser definido como: “O ato de considerar, durante o processo de compra de um produto (ou serviço), o equilíbrio entre a satisfação pessoal, as possibilidades ambientais, os impactos de longo prazo e os efeitos sociais e financeiros da decisão”
Segundo o SPC Brasil e a CNDL.

O consumo consciente está em evidência

Uma consultoria de marketing socialmente responsável, a Good Must Grow, realiza anualmente, desde 2013, uma pesquisa de análise do comportamento de consumo dos cidadãos norte-americanos. Em 2020, os dados mostram que os consumidores estão mais dispostos a consumir menos, fazer doações para instituições de caridade e dar preferência a empresas socialmente responsáveis. O fundador da empresa, Hearh Shackleford, conta que os resultados mostram uma mudança na consciência das pessoas e no senso de comunidade. O público começa a olhar para o papel individual de cada cidadão, através do consumo consciente.

Como fazer uma compra consciente?

Mulher carregando caixas de compras

O consumidor consciente sabe que tem um grande poder em mãos, por isso existe uma análise antes da realização de uma compra. O primeiro passo é se perguntar: essa compra realmente é necessária? Se a resposta for sim, o consumidor deve: Definir as características do produto que precisa; Pensar como irá comprar: loja física ou e-commerce; Escolher o fabricante de acordo com a responsabilidade socioambiental na produção; Fazer o uso otimizado do produto para que sua vida útil seja longa; Realizar o descarte adequado do mesmo.

4 ações de consumo consciente para aplicar agora mesmo

Apesar de ser um assunto complexo, as ações que contribuem para o consumo consciente podem ser bem simples, confira algumas delas:

Mobilidade

Com as cidades cheias e cada vez mais movimentadas, a queima de combustíveis como a gasolina e diesel estão cada vez maiores. O dióxido de carbono, o gás liberado durante a queima dos combustíveis fósseis, é o principal responsável pelo aquecimento global. Outro poluente, o dióxido de enxofre é o principal responsável pela chuva ácida.
Além do mal feito ao ambiente, a poluição originada dos automóveis pode causar doenças à população, como: doença pulmonar obstrutiva crônica, asma e câncer de pulmão. Que tal contribuir com o meio ambiente e sua própria saúde, confira opções para evitar ou diminuir a queima de combustíveis: Realizar trechos do caminho a pé: por que não aproveitar a paisagem e se exercitar enquanto caminha até um destino próximo? Além de ajudar o meio ambiente, essa prática contribui para o seu condicionamento físico; Utilizar bicicletas para transporte: as bicicletas são uma nova tendência no Brasil, além das trilhas durante o final de semana, elas podem ser usadas como uma opção para transporte; Buscar caronas: as caronas por aplicativo também já são uma realidade que evita o gasto de combustível. Além disso, vale conversar com um colega de trabalho que mora próximo ao seu endereço ou um vizinho que vá para a mesma região que você e marcar uma carona!

Moda

A indústria têxtil é considerada uma das mais poluentes do mundo, isso porque ela é responsável por 8% da emissão de gás carbônico na atmosfera, liberação de cerca de 500 mil toneladas de microfibras sintéticas nos oceanos todos os anos a utilização anual de 93 TRILHÕES de litros de água. O impacto ambiental causado pela moda inicia-se desde a produção da matéria-prima, o algodão, por exemplo, precisa de muita água para seu crescimento e processamento. Para se ter ideia, a produção de uma calça jeans, necessita de 10 mil litros de água. Por isso, antes de comprar uma peça nova é interessante pensar a real necessidade daquela peça nova.

Uma nova tendência

Observa-se uma tendência surgindo com a nova geração de consumidores. A preocupação com a sustentabilidade aliada a moda, prova disso é o crescimento de 48,5% de comércios que vendem peças de segunda mão. Engana-se quem conserva o velho pensamento que comprar em brechó é adquirir roupas com qualidade inferior, hoje já existem milhares de lojas de luxo que apoiam a moda circular, onde é possível vender e comprar peças. Além da compra destes artigos, outra ação de consumo consciente é a customização e reforma de roupas antigas, que pode ser feita acompanhando tutoriais online ou até mesmo contratando empresas especializadas neste serviço.

Alimentos

Você gosta de inovar na cozinha? Saiba que os talos e cascas de legumes podem te ajudar nesta missão! Além de possuírem muitos nutrientes, utilizá-los evita o desperdício e geração de mais resíduos. Que tal arriscar? Mesmo que pareça algo inusitado de início, existem muitas receitas que te ajudam neste reaproveitamento, da para fazer brigadeiro, pão e até mesmo risotos com cascas de frutas e talos de legumes!

Compostagem

A compostagem orgânica também é um hábito de consumo consciente muito simples e com impacto relevante. Existem dois tipos de compostagem: com ou sem minhocas. A compostagem com minhocas é mais utilizada em residências, o sistema digestivo desses animais transforma o resto de comida em adubo. Esse processo costuma levar entre 6 a 12 semanas. Já na compostagem seca (sem minhocas) quem faz esse trabalho de transformação são os micro-organismos presentes no solo. Neste caso o processo é mais lento e depende da quantidade de resíduos acumulados. As composteiras podem ser feitas em caixas plásticas, latas ou no caso da compostagem seca até no próprio solo. Além de resultar em adubo de alta qualidade, a compostagem ajuda na diminuição do volume de resíduos em aterros e lixões, diminuindo a emissão de metano (gás produzido na decomposição dos restos orgânicos e que causa o efeito estufa.)

Compra e venda de produtos seminovos

A compra de eletrônicos, eletrodomésticos e móveis cresceu muito durante a pandemia. Um levantamento realizado em todas as capitais da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae revelou que 33% dos entrevistados compraram algo de segunda mão pela internet nos últimos 12 meses. Além disso, 63% dos entrevistados afirmam que possuem algo que não usam e pode ser vendido. Esse hábito contribui para o consumo consciente, ajuda no aumento de ciclo de vida dos produtos e na economia geral - tanto para o vendedor, quanto para o consumidor.

Aqui na Já Vendeu você pode comprar e vender diversos produtos, auxiliando assim o consumo consciente. Acesse nosso site e confira como é possível.

Já Vendeu na mídia!