Como uma área estruturada de facilities auxilia sua empresa em tempos de crise?

Daniel Paredes
December 22, 2020



Muitas empresas enfrentam dificuldades financeiras. Em tempos de crise econômica, fica ainda mais complicado equilibrar as despesas. Os empresários passam sufoco para conseguir manter a empresa em funcionamento e não quebrar, enquanto que os colaboradores ficam apreensivos e com medo de ficarem desempregados e não conseguirem pagar suas contas.

A diminuição das demandas gera o aumento dos gastos. E as pequenas e médias empresas são as que mais sofrem com uma crise econômica, pois parte significativa delas têm dificuldades para acessar as linhas de crédito bancário e manter a empresa em funcionamento. Ainda, muitos empresários acabam tendo que dispensar colaboradores que, por consequência, eleva o índice de desemprego.

Para enfrentar esse cenário, as empresas precisam ter um gerenciamento que permita captar informações e analisar dados minuciosamente, para estruturar um planejamento detalhado de cortes financeiros.

É importante que os gestores não se abatam mas, sim, assumam o controle da situação. Essa postura também ajudará a manter a equipe motivada e confiante diante de um momento delicado, como o que estamos vivendo.

Os gestores precisam agir com cautela, planejar as próximas ações e evitar desperdícios. A redução de custos é uma excelente opção para conter a crise. Deve-se avaliar quais contas podem ser reduzidas e se escolher a melhor maneira de fazer isso. Aumentar a produtividade também reduz despesas. Ou seja, os gestores precisam de uma equipe que realize suas atividades em menor tempo possível, o que, consequentemente, diminuirá os custos e poderá aumentar a produção.

A importância da equipe de facilities durante períodos de crise

Investir na área de gestão de facilities e ter uma equipe estruturada para tal é fundamental diante de um contexto de crise econômica. A gestão de facilities tem por objetivo oferecer serviços de suporte para as empresas realizarem suas atividades de forma mais eficiente.

Em geral, os serviços de gestão de facilities estão ligados à infraestrutura e administração de espaços e materiais, tais como, alimentação, manutenções prediais, brigadas de incêndio, portaria, limpeza, transporte, além de jardinagem e paisagismo.

O gestor de facilities é o responsável por organizar uma série de normas de diferentes áreas para a empresa, com o objetivo de introduzir melhorias, corrigir o que não está certo e incentivar as empresas a se modernizarem, de modo a promover uma reforma na sua administração.

Independentemente do tipo de crise, o gestor de facilities deve estar preparado para executar as tarefas de forma mais eficaz e com menos custo possível. Como resultado, as empresas conseguem um serviço de qualidade, além de que economizam custos.

Vale ressaltar que o diálogo é um fator determinante para que a área de facilities seja eficiente. É importante manter um alinhamento com o responsável pelo setor para que ele tenha em mente exatamente o que a empresa busca, mantendo a gestão de facilities alinhada com os objetivos empresariais. Com isso, a área de facilities poderá desenvolver ações relevantes e concretas de acordo com as necessidades da empresa.

As organizações precisam de inteligência na execução das suas atividades e a natureza interdisciplinar da gestão de facilities é essencial para reduzir custos e aumentar a produtividade. Com planejamento dos processos é possível contribuir para o melhor o funcionamento de todas as áreas em uma instituição.

As áreas de facilities têm a função central oferecer um serviço de qualidade e colaborar para a produtividade das empresas, promovendo o melhor uso do tempo, de recursos disponíveis e, sempre que possível, pelo menor custo. Cada vez mais serviços estão surgindo para facilitar o dia a dia. Com o avanço da tecnologia, a internet veio para facilitar a rotina e oferecer novas alternativas, tanto para clientes, quanto para parceiros.

As empresas estão sempre buscando soluções inteligentes para facilitar a execução de suas atividades profissionais e, muitas vezes, buscam colaboradores especializados para o gerenciamento dessas atividades secundárias.

Conheça a Já Vendeu!

A empresa Já Vendeu é destaque no setor de venda de móveis usados. Oferecemos um serviço prático e rápido para o contratante não precisar gastar esforço e economizar tempo na venda dos seus móveis usados. Também somos especializados em anúncio e venda de móveis de escritório semi-novos. Atendemos nas cidades de São Paulo e São Carlos -SP.

Ficou interessado? Para saber como a Já Vendeu funciona e tirar dúvidas clique em “para empresas” acima.

Já Vendeu na mídia!