Possui móveis parados na sua empresa? Veja como se desfazer

Rudimila Otoni
July 15, 2022



Cuidar da manutenção e conservação de empresas e escritórios é um trabalho extremamente importante. Geralmente, esse serviço é feito por fornecedoras contratadas, conhecidas como empresas de facilities. Em uma definição simples, essas prestadoras de serviços são empresas terceirizadas que são contratadas para manter segurança, conservação do local, manutenção, limpeza e etc.

O objetivo é manter a organização do espaço para que o funcionamento daquele empreendimento não seja afetado de alguma maneira, além de contribuir para o bem-estar de todos que ali frequentam. Isso passa, inevitavelmente, pela gestão de móveis e equipamentos daquele lugar.

Ter móveis e objetos parados na empresa pode ser visto como algo comum, mas o que muitos não sabem é que isso pode se tornar um inconveniente. A boa notícia é que é totalmente possível se livrar disso de maneira definitiva.

Quais desafios uma empresa enfrenta ao negligenciar o espaço físico?

Ninguém gosta de estar em um ambiente feio, sem vida e com aspecto de abandonado. Isso fica ainda mais forte quando falamos de um espaço onde é preciso concentração e empenho para se produzir algo. Existem estudos e pesquisas que mostram como a poluição visual e espaços mal planejados e mal iluminados impactam negativamente a produtividade das pessoas. Com a produtividade afetada, obviamente os resultados também serão.

Outra grande adversidade que as empresas vêm enfrentando é o retorno ao trabalho presencial. Com mais de 2 anos de pandemia, muita gente abraçou as vantagens do home office e é resistente à ideia de ter que voltar para o escritório. Com isso, muitas empresas passaram a adotar o modelo de trabalho híbrido, no qual há uma combinação entre trabalho físico ou remoto, para tentar contornar a situação. Essa realidade faz com que as empresas tenham que oferecer cada vez mais um ambiente agradável e convidativo para que os colaboradores estejam felizes e confortáveis.

É importante lembrar também que toda essa movimentação nas rotinas e formatos de trabalho fez com que os escritórios ficassem mais vazios. Com isso, a atenção deve ser redobrada para que o indesejado aspecto de lugar abandonado não apareça.

O que fazer para driblar esse cenário?

Já vimos que uma das responsabilidades de uma empresa de facilities é manter o ambiente em perfeito funcionamento e isso envolve, obviamente, a gestão de móveis do estabelecimento.

É imprescindível, nesta conjuntura, reconhecer a importância de dar a devida atenção aos espaços físicos de um estabelecimento e incorporar essa preocupação nas culturas organizacionais.

Algumas dicas que podem ajudar nessa missão:

Observe se o espaço possui móveis obsoletos

Uma mesa que não está sendo mais usada, uma cadeira que foi substituída são objetos que podem estar “sobrando” ali e assim contribuindo para a desarmonia do ambiente.

Menos papéis = mais espaço

Aquelas estantes e armários que antes serviam para armazenar a grande quantidade de papéis que a empresa tinha, hoje também podem sair dali conforme a digitalização dos processos avança.

Atenção aos equipamentos eletrônicos

Dentro do possível, é importante fazer a troca de computadores e outros equipamentos quando necessário. As tecnologias devem acompanhar as necessidades para evitar que a execução das tarefas seja afetada.

O layout e a estética

Sim, todo mundo gosta de estar em um ambiente bonito, bem iluminado e bem decorado. Essa, inclusive, tem sido uma grande aposta das empresas para superar os desafios encontrados no retorno ao trabalho presencial ou híbrido.

Dê uma atenção à decoração

Cores, luzes, quadros e plantas são sempre bem vindos e dão vida a um espaço. Não é porque é um ambiente profissional que deve ser sério e frio.

Foto de escritório com balanço

E como fazer isso de forma correta e recorrente?

Faça uma análise inicial seguindo as dicas acima para ver o que se encaixa na realidade da empresa que você está atuando hoje. Em seguida, estabeleça uma rotina de verificação e repetição dessa análise com a periodicidade que achar melhor (uma vez a cada seis meses, por exemplo).

Um dos grandes obstáculos, que impedem que essa prática ocorra em muitas empresas, é não saber identificar que de fato isso é uma necessidade e que há formas apropriadas para lidar com a gestão de móveis e objetos obsoletos.

Veja três dicas para a destinação correta de itens que estão parados na empresa:

1.Entregue os produtos que não estão em bom estado aos centros de coleta

É bastante comum as prefeituras das cidades oferecerem pontos de coleta de móveis usados. Eles geralmente cuidam para que o objeto tenha a destinação correta e contribuem para que esses móveis não virem entulhos e fiquem jogados pela cidade, trazendo problemas ao meio ambiente e poluindo as áreas urbanas.

2.Faça a restauração de móveis

Ao invés de se desfazer de um móvel, verifique antes se não é interessante fazer uma restauração ou reforma nele. Dessa forma, a utilidade do mobiliário pode voltar acompanhada de uma repaginada no visual.

3.Venda aquilo que não será mais usado

Os itens em bom estado podem facilmente ser vendidos. Sempre haverá pessoas para comprar seus móveis e equipamentos e dar a eles um novo local e uma nova utilidade. Além, é claro, de conseguir um dinheiro com a venda. Para fazer isso é importante escolher a melhor forma de anunciar e vender seus móveis, faça uma comparação e encontre a opção mais interessante para você.

Nessa terceira opção, a Já Vendeu está mais do que preparada para te ajudar! Nós buscamos os itens e vendemos por você. Com isso, além de desocupar espaços e renovar ambientes, você ainda obtém parte do dinheiro que foi investido de volta. Ao contrário do que muitos pensam, vender itens usados pela internet não precisa ser trabalhoso e gerar uma perturbação.

A manutenção predial vai além da limpeza de janelas, separação de lixos ou cuidados com a pintura, é preciso prezar pelo ambiente como um todo. Não podemos esquecer que as pessoas passam grande parte do seu dia dentro de uma empresa, às vezes até mais tempo do que passam em suas próprias casas.

Mesmo que a instituição não tenha essa cultura, a empresa que foi terceirizada para cuidar de sua manutenção e conservação pode apresentar essa solução. Aqui não há dúvidas: é uma relação ganha-ganha. A empresa que detém os móveis parados vai tirar muitos benefícios, e a empresa que foi contratada certamente ganhará pontos com seu cliente.

Já Vendeu na mídia!