Como organizar e liberar espaço na sua casa? Dicas para aproveitar melhor o seu ambiente

Daniel Paredes
June 30, 2021



Cada vez mais o meio urbano fica mais compacto e propõe uma moradia minimalista, limitada a móveis essenciais. Assim, organizar e liberar espaço, não é apenas uma necessidade, mas também uma tendência de decoração.

É possível ter uma casa organizada, criando mais espaços e repaginando sala, quartos, cozinha e outros cômodos da residência, usando inclusive móveis usados, a fim de promover a sustentabilidade.

Neste artigo, você verá algumas maneiras de como organizar e liberar espaço na sua casa, com dicas para aproveitar melhor o seu ambiente.

Como organizar e liberar espaço na sua casa? Dicas para aproveitar melhor o seu ambiente

Sofisticação é quando você consegue empregar num mesmo local os conceitos de beleza e simplicidade. É muito possível, nos dias atuais, trabalhar essas duas frentes e criar com sutileza um ambiente acolhedor e confortável. Para isso, você não precisa que ele seja grande: apenas deixe o bom gosto e a praticidade falarem mais alto.

Como montar a minha sala

Todos sabem o que é importante para compor uma sala e você pode redecorar o seu ambiente de uma maneira simples, conseguindo ter espaços para circulação. Há casas que oferecem um cômodo amplo, capaz de criar dois, três ambientes num mesmo espaço. Mas há aqueles imóveis tão compactos que, por vezes, para receber uma visita alguém precisa sair. Em locais assim, quanto menos informação melhor.

Experimente instalar um espelho, ele dará a sensação de um ambiente maior e arejado. Monte a sala de estar com um sofá de dois ou três lugares, utilizando a parede para prender a televisão e sustentar um aparador para uma decoração clean. Aproveite o espaço deixado na parte de baixo do móvel para guardar dois ou três pufes para visitas. Ah! Você ainda pode despojar o cômodo com algumas almofadas.

Na sala de jantar, crie assentos em formato de “L”, dando opção para uma das cabeceiras e laterais da mesa. Nos outros cantos, uma cadeira em cada posição já será o suficiente para aquele almoço, jantar ou chá da tarde com os amigos.

Quarto pequeno, mas com circulação ampla

Assim como a sala, o quarto é um local que precisa tão somente dos móveis que realmente são úteis no dia a dia: tenha uma única cama de casal ou solteiro; na ausência de um closet, escolha armários de portas de correr; explore as paredes para instalar a televisão; instale prateleiras para acomodar pequenos objetos; e, por fim, coloque a penteadeira de uma maneira que seja possível alocar a cadeira embaixo do móvel e ainda utilizá-lo como uma mesinha de estudos.

Cozinha e área de serviço

Muitas vezes esse ambiente, principalmente em novos apartamentos, é o local que comporta tanto a cozinha como a área de serviço. É preciso muita criatividade para que não criemos um espaço claustrofóbico. Prefira armários que fiquem suspensos, e uma bancada com muitas gavetas e portas para servir como despensa e para guardar a louça.

Na área de serviço, tenha de preferência uma máquina lava e seca, evitando aquela “chuva” do varal que deixa o ambiente inteiramente ensopado com a água que escorre das roupas. Um armário suspenso para guardar os produtos de limpeza e um espaço destinado ao armazenamento de vassouras, rodos e baldes será bastante útil para que o local esteja sempre organizado.

Não é difícil organizar e liberar espaço na sua casa. Dicas para aproveitar melhor o seu ambiente são sempre bem-vindas, não é verdade? Aproveite este artigo e coloque em prática o que preparamos para você.

No blog da Já Vendeu, você encontra mais conteúdos como este, a fim de vender, comprar e reaproveitar móveis usados para um lar confortável e sustentável. Vá lá explorar!

Já Vendeu na mídia!