Como limpar o sofá sem estragar o tecido?

Daniel Paredes
June 17, 2021



Ninguém quer receber uma visita em casa e passar pelo constrangimento de ter um sofá sujo, com aspecto envelhecido e contendo inúmeros ácaros e bactérias, não é mesmo?!.

Há muitos artigos didáticos sobre como limpar o sofá sem estragar o tecido. Alguns dão certo, outros nem tanto. Mas, com certeza, o zelo pela limpeza contínua é essencial para podermos receber com tranquilidade nossas visitas e acolhê-las bem.

Com o passar do tempo é claro que seu sofá e tantos outros móveis, roupas e até mesmo carros tendem a passar por um processo de depreciação, cabendo ao seu proprietário encontrar maneiras de mantê-los em um estado apropriado para que sua vida útil seja prolongada.

Por isso, daremos a seguir algumas dicas de como limpar o seu sofá sem estragar o tecido. Observe que isso poderá não somente manter o estado da mobília renovado, como também poderá te ajudar na hora de vender em uma plataforma de usados, como é o caso da Já Vendeu.

Uma dica: cuide bem para que possa obter retorno lá na frente, seja financeiro ou de uso.

Limpando as almofadas

Se você possuir um sofá com assentos que tenham almofadas soltas, a limpeza ficará muito mais fácil. Simplesmente pelo fato de que elas podem ser lavadas separadamente e transportadas para um local mais apropriado para a secagem.

Higiene quinzenalmente (ao menos)

Todo e qualquer sofá precisa de uma limpeza – ao menos – de quinze em quinze dias. Utilize aspirador de pó para a retirada de partículas de sujeira.

É necessário manter os cuidados acima citados para evitar o acúmulo de componentes de poeira, pelos de animais e a decomposição de elementos orgânicos como resto de comida, por exemplo, que podem danificar o móvel e ser motivo de doenças.

Limpeza profunda

Além dos cuidados que se deve ter quinzenalmente, é preciso que haja uma boa limpeza, que deve ser realizada, ao menos, a cada semestre.

É bem verdade que o revestimento de tecido deixa os sofás bem confortáveis e bonitos, todavia, gritam por um cuidado mais delicado em sua limpeza. É bom saber qual tipo de lavagem é indicada para cada tecido, pois assim você poderá manter conservado o seu xodó.

Escolha o tipo de lavagem

Após verificar o tipo de tecido do seu sofá, chegou o momento de realizar a limpeza. Saiba mais a respeito de algumas lavagens apropriadas:

  • Lavagem úmida – tipo de lavagem adequada para sofás revestidos com tecidos como algodão, linho e veludo;

  • Lavagem a seco – serviço oferecido por muitas empresas, que realizam o processo na sua casa, usando bicarbonato de sódio e aspirador de pó. Se quiser fazer por conta própria, vai a dica: salpique o produto sobre o estofado e deixe agir por pelo menos 15 minutos. Depois, passe o aspirador;

  • Lavagem com água – é uma forma bem mais trabalhosa, pois a água deve ser completamente aspirada para não danificar o estofado. Esse processo é mais indicado para um profissional.

Você já conhece a Já Vendeu? Somos uma empresa especializada na venda de mobílias usadas, atendemos em São Paulo - capital e região metropolitana.

Já Vendeu na mídia!