Como limpar o sofá sem estragar o tecido?

Daniel Paredes
June 17, 2021



Sofá sujo é um dos grandes males da humanidade. Brincadeiras à parte, a verdade é que um estofamento pode acumular ácaros e bactérias ao longo do tempo, o que é prejudicial à saúde, principalmente para quem tem problemas respiratórios e alergia. Sem contar que a aparência de sua sala fica bem caidinha com aquele sofá necessitado de uma boa limpeza. Não sabe como limpar o sofá sem estragar o tecido? Calma, vamos resolver isso já!

Há diversas técnicas hoje em dia para aplicar em um sofá que precisa de higienização. Afinal, o que não falta é gente testando produtos e ferramentas para soluções domésticas. Aqui, vamos mostrar algumas dicas que vão deixar seu móvel em estado apropriado, prolongando a vida útil dele.

O conteúdo que você vai ler a seguir, sobre como limpar o sofá sem estragar o tecido, serve não somente para garantir a higienização do sofá que você usa, mas também para que você possa mantê-lo em um estado adequado caso queira revender em uma plataforma de usados.

Dicas de higienização: como limpar o sofá sem estragar o tecido

Em primeiro lugar, valem a vontade e o objetivo: cuide bem do móvel que tem em mãos. Manter seu sofá em bom estado tem vários benefícios importantes e que muitas vezes ignoramos. Observe:

  • eleva a energia do ambiente;

  • prolonga o tempo de uso do móvel;

  • garante maior conforto pros momentos de descanso;

  • causa boa impressão para as visitas;

  • diminui a ocorrência de crises de alergia;

  • evita a necessidade de comprar um novo tão cedo;

  • possibilita a revenda, caso você precise se desfazer do móvel usado.

Tudo isso é retorno para você, seja financeiro, social ou de saúde. Além de que cuidar do que temos é uma prática sustentável, pois geramos menos lixo e nos tornamos consumidores conscientes.

Quer saber mais? Confira algumas sugestões de leituras relacionadas:

Vamos para as dicas?!

Limpando as almofadas

Se seu sofá é daqueles com almofadas soltas, a limpeza é muito mais fácil. Você deve lavar as almofadas separadamente e colocá-las para secar ao sol, de maneira que o estofamento tá garantido, e então é só tirar a poeira e a sujeira que sobrou na estrutura do sofá, sem precisar mudar ele de lugar.

Higiene quinzenalmente (ao menos)

A limpeza do sofá precisa acontecer de quinze em quinze dias. Assim, o trabalho é bem mais rápido e menos complicado, acredite! Utilize aspirador de pó para a retirada de partículas de sujeira.

Essa higienização do sofá frequente é importante para eliminar pelos de animais e evitar a decomposição de matérias orgânicas como resto de comida, que podem danificar o móvel, causar mau odor e acumular bactérias e fungos nocivos à saúde humana e dos pets.

Limpeza profunda

Além dos cuidados que se deve ter quinzenalmente, é preciso que haja uma limpeza mais profunda, que deve ser realizada a cada semestre.

É bem verdade que o revestimento de tecido deixa os sofás confortáveis e bonitos, todavia, gritam por um cuidado mais delicado em sua limpeza. É bom saber qual tipo de lavagem é indicada para cada tecido, pois assim você garante que a higienização não vai danificar nenhuma parte do móvel.

Escolha o tipo de lavagem

Após verificar o tipo de tecido do sofá, chegou o momento de realizar a limpeza. Conheça algumas opções de lavagens apropriadas para cada tecido:

  • Lavagem úmida – tipo de lavagem adequada para sofás revestidos com tecidos como algodão, linho e veludo.

  • Lavagem a seco – serviço oferecido por muitas empresas que realizam o processo na sua casa, usando bicarbonato de sódio e aspirador de pó. Se quiser fazer por conta própria, vai a dica: salpique o produto sobre o estofado e deixe agir por pelo menos 15 minutos. Depois, passe o aspirador.

  • Lavagem com água – é uma forma bem mais trabalhosa, pois a água deve ser completamente aspirada para não danificar o estofado. Esse processo é mais indicado para um profissional, utilizando as ferramentas e produtos certos.

Com essas dicas de como limpar o sofá sem estragar o tecido, você já pode incluir na sua rotina e no seu orçamento a higienização do sofá. É um investimento de dinheiro e energia que só vai render benefícios, além de, claro, ser a primeira coisa a se fazer quando você quiser vender seu móvel usado.

Você conhece a Já Vendeu? Somos uma empresa especializada em compra e venda de mobílias usadas, atendemos em São Paulo - capital e região metropolitana.

Já Vendeu na mídia!