Como alavancar a gestão de facilities e o sucesso da sua empresa: ISO 41001

Daniel Paredes
December 11, 2020



As empresas estão sempre buscando melhorar suas atividades e fornecer o melhor produto/serviço para o cliente final. E com as empresas de facilities não poderia ser diferente.

Quem trabalha com a gestão facilities atua com a utilização de mão de obra especializada e dedicada a serviços de uma área específica da empresa. Trata-se de um conjunto de serviços que devem ser executados de forma exemplar com o objetivo de reduzir os custos e aprimorar a qualidade das atividades da organização.

Portanto, o profissional de facilities pode atuar em serviços relacionados à alimentação, manutenções prediais, brigadas de incêndio, portaria, limpeza, transporte, além de jardinagem e paisagismo.

O gestor de facilities também é responsável por organizar uma série de normas de diferentes áreas para a empresa, com o objetivo de introduzir melhorias, corrigir o que não está certo e incentivar as empresas a se modernizarem, promovendo uma reforma na sua administração.

Para apontar empresas que estão seguindo as normas e as melhores práticas, existe a Certificação ISO, processo pelo qual a empresa é avaliada para verificar se ela atende aos requisitos das normas correspondentes ao seu ramo de atuação.

As empresas estão cada vez mais usando as certificações ISO para alcançar o sucesso na gestão de seus negócios e para se destacar no mercado em que atuam. É fundamental se destacar em um ambiente profissional cada dia mais competitivo.

Uma norma que é muito importante para as facilities e para quem se beneficia desse tipo de gestão é a ISO 41001.

ISO 41001 e sua importância para a gestão de facilities

Os certificados ISO são publicados pela Organização Internacional de Normalização. São muito importantes para a reputação das empresas e impulsionam o desenvolvimento e credibilidade das organizações. Trata-se de um documento que traz disposições a respeito da gestão de diversos processos internos da empresa, como documentos e recursos.

Existem diversas certificações da ISO, mas a mais importante para a gestão de facilities é a ISO 41001 – Facility Management/Management Systems/ Requirements with guidance for use.

A ISO 41001 é o primeiro certificado específico para a gestão de facilities e tem como principal objetivo trazer avanços e melhorias para as organizações, por meio da análise das atividades da gestão de facilities.

Esse tipo de certificação também promete trazer melhorias na qualidade de vida das pessoas relacionadas ao ramo de facilities e aumentar a produtividade das organizações.

Os gestores de facilities estão sempre buscando a eficiência e excelência dos seus serviços e, por isso, a ISO 41001 se mostra essencial.

O mercado está se modernizando e as empresas precisam se manter operando de maneira lucrativa e segura. É preciso administrar o negócio e ainda atender à demanda de serviços exigidos pela infraestrutura interna das organizações.

A tendência é que as empresas naturalmente façam a migração do modelo de contratação atual para o modelo de gestão de facilities, que cada dia mais tem se mostrado como uma solução eficaz e com menor custo.

Trata-se de um profissional cada vez mais necessário para as empresas que precisam se manter competitivas no mercado. Assim, a companhia que quer manter a excelência precisa que seus gestores compreendam a importância da área de Facilities.

Além disso, um dos principais propósitos da Gestão de Facilities é gerenciar as atividades gerais das empresas com a finalidade de proporcionar aos usuários finais maior conforto e segurança.

Ao cuidar do gerenciamento dessas atividades secundárias ao funcionamento da empresa, o profissional de facilities permite que ela se mantenha focada em sua atividade principal, ou seja, na produção de bens e serviços.

O profissional de facilities que está envolvido em projeto de implementação da ISO 41001 precisa saber que essa norma exige o comprimento de certos requisitos que devem ser atendidos pela empresa.

E não é necessário que a empresa seja grande ou que tenha uma alta lucratividade no ano, apenas é necessário que a gestão de facilities esteja interessada em aprimorar seu negócio e seguir as exigências para aplicar as normas ISO com maestria.

Centralizar as atividades secundárias da empresa no gestor de facilities faz com que a empresa economize tempo e recursos para investir nos processos essenciais.

Cada vez mais, serviços estão surgindo para facilitar o desenvolvimento das empresas. Com o avanço da tecnologia, a internet veio para facilitar a rotina e oferecer novas alternativas para os diversos tipos de negócios. E as empresas estão sempre buscando soluções inteligentes para facilitar a realização das suas atividades profissionais.

Conheça a Já Vendeu!

A empresa Já Vendeu é destaque no setor de venda de móveis usados. Oferecemos um serviço prático e rápido para o contratante não precisar gastar esforço e economizar tempo na venda dos seus móveis usados. Também somos especializados em anúncio e venda de móveis de escritório semi-novos. Atendemos nas cidades de São Paulo e São Carlos -SP.

Ficou interessado? Para saber como a Já Vendeu funciona e tirar dúvidas clique em “para empresas” acima.

Já Vendeu na mídia!