Atuação dos profissionais de facilities no Brasil

Daniel Paredes
March 24, 2021



As empresas apresentam necessidades diferentes para se manter operando de maneira lucrativa e segura. É preciso administrar o negócio e ainda atender à demanda de serviços exigidos pela infraestrutura interna de cada empresa.

Com o avanço da tecnologia, a internet veio para facilitar a rotina e oferecer novas alternativas para os diversos tipos de negócios. Assim, cada vez mais serviços estão disponíveis para facilitar o desenvolvimento das empresas.

As grandes mudanças e transformações do mundo moderno contribuíram para a consolidação do novo cenário do mercado de trabalho, que propiciou o surgimento de muitas profissões novas.

Frente a isso, as empresas estão cada vez mais preocupadas em buscar serviços inteligentes que facilitam o processo de organização em áreas relacionadas às atividades secundárias ao seu funcionamento, como a gestão administrativa e patrimonial.

Assim, a gestão de facilities tem se tornado uma área de investimento essencial para as empresas. Vale ressaltar que, a área de facilities já é bem consolidada nas empresas ao redor do mundo e o mercado brasileiro está seguindo a tendência. Essa busca por modelos mais flexíveis de trabalho tem aumentado de forma exponencial no país.

A área de facilities é a área especializada na aplicação de mão de obra qualificada em atividades específicas de uma empresa. Trata-se de um conjunto de serviços e valores que são empregados de forma bem integrada e que geralmente reduzem os custos e aumentam a qualidade do serviço prestado.

Em geral, os serviços de gestão de facilities estão ligados à infraestrutura e administração de espaços e materiais, tais como, alimentação, manutenções prediais, brigadas de incêndio, portaria, limpeza, transporte, além de jardinagem e paisagismo.

O gestor de Facilities é o profissional responsável pelo bom funcionamento da empresa em toda a sua infraestrutura, ou seja, é um profissional fundamental para a sobrevivência das organizações. Trata-se de um profissional cada vez mais necessário para as empresas que precisam cortar custos e se manter competitivas no mercado. A companhia que quer manter a excelência precisa que seus gestores compreendam a importância da área de Facilities.

Gestão de facilities no Brasil

A gestão de facilities envolve várias áreas de atuação, porém possui um objetivo principal, que é facilitar a área de infraestrutura das empresas, a fim de garantir conforto; excelência; qualidade e eficiência do ambiente; integrando as pessoas, espaço e tecnologia.

E, muito mais do que um administrador, o gestor de facilities é o responsável por elaborar um plano completo de acordo com o cenário e realidade de cada empresa.

Dessa forma, é imprescindível que o gestor de facilities também tenha conhecimento sobre a realidade do mercado brasileiro e das características da realidade do país.

O profissional de facilities está envolvido na gestão e execução de serviços, como a gestão da segurança e limpeza dos ambientes empresariais, até mesmo na gestão de serviços de alimentação, manutenções prediais, brigadas de incêndio, manutenção e transporte. Além de serviço de jardineiros e paisagistas, de modo que se percebe que o escopo de atuação é bastante amplo para esse profissional.

A gestão de facilities no Brasil e no mundo tem apresentado resultados impressionantes, que mostram que o setor veio para trazer soluções inteligentes para as empresas.

O mercado brasileiro tem se mostrado bem flexível. Os contratos com os profissionais de gestão de facilities estão sendo fechados por serviços, não mais pelo número de profissionais. Também é possível, no cenário atual, contratar pacotes completos de gestão de facilities.

Isso significa que as empresas podem contratar todos esses de uma maneira mais econômica e centralizada na sua demanda naquele momento. Tudo de forma simples, rápida e segura.

Conheça a Já Vendeu!

A empresa Já Vendeu é um exemplo de inovação. Destaque no setor de venda de móveis usados, somos a melhor opção para quem deseja vender os seus móveis ou da sua empresa.

Oferecemos um serviço prático e rápido para o contratante não precisar gastar esforço e economizar tempo na venda dos móveis usados. Também somos especializados em anúncio e venda de móveis de escritório semi-novos.

Atendemos em São Paulo capital.

Ficou interessado? Para saber como a Já Vendeu funciona e tirar dúvidas clique aqui.

Já Vendeu na mídia!