Arquitetura e sustentabilidade: Confira como você pode ter um ambiente sofisticado com móveis usados

Pamela Cedro
June 30, 2021



Arquitetura e sustentabilidade têm andado lado a lado quando o assunto tange à redução no impacto ao meio ambiente. A utilização de energia solar, materiais recicláveis, estruturas pré-moldadas e até mesmo o reaproveitamento de móveis usados são algumas das ideias que visam cuidar do bem mais precioso que possuímos, o nosso planeta.

Com esses cuidados acima descritos, você sabia que é possível ter um ambiente sofisticado com móveis usados? São diversas as possibilidades que podem enriquecer o seu espaço, dando um tom único e exclusivo para que a sua casa seja uma verdadeira obra-prima aos seus olhos e dos seus convidados.

Velha estante de cara nova

Sabe aquela estante antiga, que você está querendo se livrar há muito tempo? Ela pode se tornar uma bela calçadeira. Para isso, você terá de colocar suas mãos para trabalhar e, ter bastante criatividade para aproveitar as sobras das madeiras – que podem virar lindas prateleiras.

As gavetas servirão para alocar seus sapatos e a parte de cima, forrada com uma bela almofada, será o local perfeito para que você possa bater um bom papo com seu cônjuge ou calçar o seu sapato para trabalhar ou sair para curtir o final de semana.

Objetos com novo sentido

  • Quem nunca imaginou ter um belo lustre na sala de jantar? Já pensou que aquela velha tigela que você usava na cozinha, recebendo uma nova pintura, bem mais moderna, tem tudo para ser uma luminária descolada e sofisticada?

  • Você não precisa se desfazer das latinhas de refrigerante depois do consumo, elas podem se tornar porta-objetos na sua cozinha, sendo utilizadas para armazenar talhares do dia a dia, por exemplo.

Decoupage

Já ouviu falar em decoupage? Essa é uma maneira simples de fazer a restauração de móveis antigos. Essa técnica consiste basicamente em recortar papéis, tecidos ou adesivos e colá-los nos seus móveis usados.

Você pode usar uma mesma estampa para cobrir todo o móvel, pode usar mais de uma formando uma espécie de patchwork ou pode fazer a decoupage em apenas uma parte do móvel.

Mescle o contemporâneo com a antiguidade

Nada mais sofisticado e atual do que mesclar o novo com o antigo. Dessa maneira, além de reaproveitar os seus móveis, não precisando fazer nenhum esforço financeiro além do necessário, você consegue dar uma cara bem mais moderna e diferenciada das demais residências que estamos acostumados a adentrar.

Esse novo conceito veio para definir que não se precisa fazer extravagâncias para conseguir atingir um objetivo que contemple o belo, tendo em vista a necessidade atual de praticar cada vez mais a sustentabilidade.

Brinque com a sua imaginação

Brinque com a sua criatividade. Deixe rolar solto o que há de mais especial na sua imaginação. Se achar que precisa, busque a orientação de um profissional da área. Ou se não, pesquise artigos como este na internet e fique por dentro do que há de mais recente nesse segmento, que podemos chamar de artístico.

Boa sorte e mãos na massa!

Já Vendeu na mídia!