Arquitetura e sustentabilidade: Confira como você pode ter um ambiente sofisticado com móveis usados

Pamela Cedro
June 30, 2021



Arquitetura e sustentabilidade têm andado lado a lado quando o assunto é redução do impacto ao meio ambiente. A utilização de energia solar, materiais recicláveis, estruturas pré-moldadas e até mesmo o reaproveitamento de móveis usados são algumas das ideias que visam cuidar do bem mais precioso que possuímos: o nosso planeta.

Com alguns cuidados para diminuir o consumo, você sabia que ainda é possível ter um ambiente sofisticado? São diversas as possibilidades que podem enriquecer o seu espaço, dando um tom único e exclusivo para que a sua casa seja uma verdadeira obra-prima aos seus olhos e dos seus convidados.

Velha estante de cara nova

Sabe aquela estante antiga de que você está querendo se livrar há muito tempo? Ela pode se tornar uma bela calçadeira. Para isso, você terá de colocar suas mãos para trabalhar e ter bastante criatividade para reaproveitar as sobras das madeiras – que podem virar lindas prateleiras.

As gavetas servirão para alocar seus sapatos e a parte de cima, forrada com uma bela almofada, será o local perfeito para que você possa bater um bom papo com seu cônjuge ou calçar o seu sapato para trabalhar ou sair para curtir o final de semana.

Restaurar móveis usados é uma ótima maneira de gastar menos, manter sua casa sempre renovada e contribuir para o movimento sustentável.

Objetos com novo sentido

Quem nunca imaginou ter um belo lustre na sala de jantar? Já pensou que aquela velha tigela que você usava na cozinha, recebendo uma nova pintura, bem mais moderna, tem tudo para ser uma luminária descolada e sofisticada?

  • Você não precisa se desfazer das latinhas de refrigerante depois do consumo, elas podem se tornar porta-objetos na sua cozinha, sendo utilizadas para armazenar talheres, por exemplo.

  • Designers ao redor do mundo já aderiram à renovação de ambientes com móveis usados. Você também pode entrar nessa onda e ter orgulho de sua morada, renovada com suas próprias mãos.

Decoupage

Já ouviu falar em decoupage? Essa é uma maneira simples de fazer a restauração de móveis antigos. Essa técnica consiste basicamente em recortar papéis, tecidos ou adesivos e colá-los nos seus móveis usados.

Você pode usar uma mesma estampa para cobrir todo o móvel, pode usar mais de uma, formando uma espécie de patchwork, ou ainda fazer a decoupage em apenas uma parte do móvel.

Mescle o contemporâneo com a antiguidade

Nada mais sofisticado e atual do que mesclar o novo com o antigo. Dessa maneira, além de reaproveitar os seus móveis, não precisando fazer nenhum esforço financeiro além do necessário, você consegue dar uma cara bem mais moderna e diferenciada das demais residências que estamos acostumados a adentrar.

Esse novo conceito veio para definir que não se precisa fazer extravagâncias para conseguir atingir um objetivo que contemple o belo, tendo em vista a necessidade atual de praticar cada vez mais a sustentabilidade.

Brinque com a sua imaginação

Brinque com a sua criatividade. Deixe rolar solto o que há de mais especial na sua imaginação. Se achar necessário, busque a orientação de um profissional da área. Ou então pesquise mais conteúdos como este na internet e fique por dentro do que há de mais recente nesse segmento, que podemos chamar de artístico.

A redecoração com móveis usados já virou tendência, e a Já Vendeu está aqui para ampliar essa ideia.

Boa sorte e mãos na massa!

Já Vendeu na mídia!