7 Inspirações para você reaproveitar os seus móveis

Pamela Cedro
June 30, 2021



Nem sempre você precisa desembolsar pra renovar os ambientes de sua casa. Mudar o clima dos diferentes cômodos é importante pra reavivar os ânimos e encontrar novas opções de conforto para o cotidiano. Uma decoração diferenciada, inovar as funcionalidades dos objetos ou mesmo reorganizar os espaços são iniciativas que ajudam a estar sempre em conexão com seu lar. Mesmo com pouco dinheiro, você pode fazer isso ao reaproveitar móveis usados, seja os seus ou algum que você adquire por um baixo custo, já com uma ideia super criativa para aquele cantinho especial da casa.

Com as 7 inspirações que traremos para você nas próximas linhas, será possível entender que o trabalho manual e o reuso de utensílios que pareciam ser sem serventia dão a oportunidade de tornar sua casa ainda mais aconchegante.

Além disso, reaproveitar móveis usados é uma maneira de não descartar e evitar consumir mais. Use o que tem em mãos, adicione um bocado de criatividade e veja sua casa renovada!

Pintura

As cores são realmente potentes nas decorações. Móveis desgastados, com tintura desbotada ou descascada colocam toda a energia do lugar para baixo. Assim, uma maneira simples de reaproveitar móveis usados é pintá-los!

A tendência de decoração atualmente pede cores mais vibrantes, especialmente quando se fala em móveis usados bastante antigos. Misturar o passado com um ar mais moderno deixa o ambiente bem mais sofisticado e com um estilo autêntico. Certamente aquele “produto” se torna exclusivo.

Pátina

Outra maneira de repaginar a sua mobília, inclusive as mais novas, é pela técnica da pátina, consiste em um acabamento que permite ao móvel ter um aspecto mais envelhecido e desgastado. Qualquer tipo de mobília pode receber esse tipo de efeito, com opção de variação em diversas cores.

Revestimento

Revestir é outra estratégia de baixo custo para reaproveitar móveis usados, tão interessante quanto as outras duas de que já tratamos até aqui. O revestimento pode ser feito com tecido ou adesivo, do tipo papel contact. O processo é bem simples e barato, sendo uma opção de redecoração com baixo custo. Você pode escolher estampas variadas ou até trabalhar com a técnica do mosaico.

Restauração

A restauração de móveis antigos e usados, daqueles que você compra em lojas de revenda, é uma alternativa bem interessante quando se fala no custo-benefício. Você adquire determinado produto por um valor baixo e personaliza como preferir, mantendo detalhes da proposta original da peça. Para fazer o processo por conta própria, vale gastar algum tempo pesquisando técnicas na internet.

Estofamento

Sofás usados, cadeiras, almofadas… são alguns dos exemplos que podemos dar sobre móveis e materiais de decoração que podem sofrer avarias com o passar dos tempos. Seus aspectos vão ficando envelhecidos e castigados, necessitando muitas vezes da troca do estofamento para que recuperem a aparência de outrora. Excelente iniciativa para economizar aquele dinheiro na poupança e manter a casa renovada.

Puxadores

Os puxadores são materiais capazes de modificar o clima de um ambiente, mesmo sendo um item de decoração básico, oferecem aquele humor necessário para quebrar as banalidades do dia a dia. Ousar, de maneira criativa, pode transformar determinados espaços da sua casa. Experimente.

Nova utilidade

Dar um novo sentido para o seu móvel antigo pode ser uma grande oportunidade de reaproveitá-lo, assim, você pode manter aquela relíquia e ainda garantir que seja útil com uma nova funcionalidade.

Certamente uma ou mais das 7 inspirações que descrevemos para você reaproveitar móveis usados caiu como uma luva para a sua casa. Coloque em prática e veja como o seu lar pode se transformar para melhor.

Boa sorte e mãos à obra!

Já Vendeu na mídia!