7 dicas de decoração para cozinha de apartamento pequeno

Joyce Santos
June 6, 2022



Aprenda como decorar uma cozinha de apartamento pequeno através de sete dicas imperdíveis que a nossa equipe preparou.

A nossa equipe preparou as melhores dicas de como decorar uma cozinha de um apartamento pequeno. Assim, você pode usufruir com qualidade do cômodo mais atrativo do seu imóvel.

Se você acabou de comprar um apartamento de metragem pequena ou está pensando em dar um upgrade no seu imóvel, chegou a hora de descobrir como decorar uma cozinha de apartamento pequeno. Afinal de contas, não é porque o seu apartamento é pequeno que ele precisa ser sem graça, certo?

A preocupação com a decoração da cozinha de um apartamento pequeno é legítima, já que nessa parte do imóvel residem vários elementos indispensáveis para o funcionamento da casa, como os eletrodomésticos, utensílios, pia e mesa.

Porém, não há motivos para desespero, uma vez que existem várias maneiras de tornar esse cômodo funcional, agradável e, ainda por cima, charmoso, pois apesar de pequeno, é fundamental que você se sinta em casa em cada metro quadrado do seu novo apartamento.

Portanto, se você quer saber como montar uma cozinha pequena de apartamento, basta continuar a leitura do nosso artigo e conferir essas dicas imperdíveis.

Como decorar uma cozinha de apartamento pequeno

Aprenda, a seguir, como decorar e otimizar o espaço da sua cozinha:

1. Integre a cozinha ao restante do apartamento

Reprodução Pinterest

Nossa primeira dica é que você integre a cozinha ao restante do apartamento, trazendo ao ambiente uma sensação de amplitude. Além de torná-lo mais intimista, uma vez que aqueles que estarão na cozinha ficarão mais próximos dos outros integrantes da casa.

Por isso, ao invés de isolar a cozinha com uma parede, fazendo-a um cômodo único, você pode fazer uma bancada americana que, além de trazer praticidade e estilo para o seu cotidiano, será a melhor opção de mesa para uma cozinha pequena de apartamento.

Por esse motivo, use a bancada americana como mesa e, ainda por cima, divisória da sua pequena cozinha. A regra aqui vai ser otimizar o espaço sempre que possível. Pensando nisso, que tal utilizar a lateral do móvel como uma adega de bebidas? Abuse da criatividade!

2. Substitua os armários por prateleiras suspensas

Reprodução Pinterest

Outra dica super funcional é substituir os armários superiores por prateleiras suspensas, afinal de contas, as portas deste tipo de móvel podem ocupar um espaço desnecessário e tornar o ambiente mais apertado.

Assim, além de “economizar” espaço, você ainda traz um ar super clean, charmoso e aconchegante para a sua cozinha, tornando-a ainda mais humanizada, com aquela sensação de que tem gente de fato vivendo no apartamento.

Aposte em prateleiras mais rústicas ou de madeira aparente para guardar utensílios, louças e mantimentos. Além de ficar bonito, vai ser mais fácil saber onde está determinado objeto quando preciso.

Mais um detalhe sutil para harmonizar sua cozinha e deixar suas prateleiras mais organizadas é utilizar potes de vidros para guardar os mantimentos, além de fazer uso de organizadores para guardar itens diversos.

Tudo isso, aliado às plantinhas no ambiente, vai trazer um aspecto retrô para sua cozinha.

3. Compre ou restaure móveis usados

Reprodução Pinterest

Comprar móveis novos pode exceder o orçamento disponível para decorar a sua cozinha, por isso, uma opção econômica, sustentável e cheia de personalidade é investir em móveis usados e até mesmo antigos - restaurando-os, caso necessário.

Para torná-los mais modernos ou para encaixá-los melhor no restante da decoração, você pode lixar, pintar ou revestir o móvel. Uma sugestão é comprar móveis mais antigos e utilizá-los como “relíquias” em sua cozinha, de modo que a peça se torne parte central da decoração.

Mesas, armários, cadeiras e inclusive eletrodomésticos em boas condições podem “desafogar” o seu orçamento e ainda evitar o descarte precoce e inapropriado desses itens.

Confira nosso portfólio! Aqui no Já Vendeu você pode encontrar opções em conta para decorar sua cozinha.

4. Aposte em eletrodomésticos embutidos

Reprodução Pinterest

Além disso, para tornar sua cozinha mais agradável e espaçosa - mesmo que possua uma metragem inferior a de outras cozinhas que teve ao longo da vida - uma ideia legal é deixar espaços estratégicos nos móveis para dispor seus eletrodomésticos de modo embutido.

Assim, eles não vão precisar de um móvel específico para serem colocados, nem vão ficar ocupando espaço desnecessário, em cima da pia ou da bancada americana, por exemplo. Aliás, esse detalhe trará um aspecto de organização indispensável para quem tem cozinha pequena.

No mesmo sentido, investir em puxadores pequenos e portas de correr faz a diferença no resultado final, ou seja, são os detalhes pequenos que tornarão o ambiente prático, otimizado e esteticamente agradável.

5. Tenha uma iluminação adequada

Reprodução Pinterest

A iluminação de um ambiente vai além de clarear o espaço, já que uma iluminação adequada traz conforto e aconchego para o cômodo. Portanto, lembre-se dela enquanto você estiver decorando a sua cozinha, viu?

Uma ideia é utilizar luminárias suspensas, com spots direcionáveis, sobre a bancada americana e até mesmo fitas de leds nos armários.

6. Utilize as cores ao seu favor

Reprodução Pinterest

Você sabia que cores claras criam uma sensação de amplitude? E que uma mistura exagerada de cores e texturas trazem uma sensação de desordem? Pois bem, tudo isso deve ser considerado ao montar a decoração da sua cozinha.

Por isso, pense bastante no jogo de cores que você vai utilizar no ambiente, uma vez que elas podem interferir na sua percepção a respeito dele e, inclusive, afetar o seu humor - se formos um pouquinho mais a fundo na psicologia das cores.

Embora tanto tons mais claros como tons mais escuros podem tornar sua cozinha um espaço de personalidade e estilo. Afinal de contas, imagina que legal se o cômodo também contasse com móveis escuros? Ou uma parede de tijolo e uma lousa de giz? Super divertido e interativo!

Seguindo a mesma lógica de ideias criativas… E se a geladeira fosse o destaque da cozinha? Preta, vermelha ou azul? Em uma vibe “old school”, hein?

7. Não deixe utensílios em lugar indevido ou itens entulhados

Reprodução Pinterest

Por último, mas não menos importante: não deixe seus utensílios de cozinha fora do lugar ou itens entulhados sobre o armário, bancada e pia. Lembre-se também de manter uma rotina de organização que funcione, ou seja, não deixe para depois o que você pode lavar ou guardar agora.

O que acontece é que, em um apartamento pequeno, a bagunça acumula muito rápido, ao contrário de um imóvel grande que possui vários cômodos. Por isso, nada de deixar sua cozinha desorganizada ou cheia de objetos que você não usa ou não quer mais.

Dica: vai decorar sua cozinha e desapegar de alguns eletrodomésticos ou objetos sem uso? Então anuncie no Já Vendeu, assim, além de modernizar o seu apartamento, você ainda faz uma graninha para investir em objetos novos!

Bônus: utilize o Pinterest como inspiração O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos e pode ser utilizado como um quadro de inspirações, onde você pode salvar as imagens que mais gostou. Lá vai ser possível reunir muitas ideias para a decoração da sua cozinha, especialmente para espaços menores que exigem criatividade.

Como planejar cozinha pequena de apartamento Agora, se você está construindo ou ainda em conversa com o seu arquiteto e design de interiores, esse é o momento de explorar suas opções e montar uma cozinha funcional e, ao mesmo tempo, charmosa.

Assim, vai ficar mais fácil aproveitar todo o espaço disponível e garantir que cada canto tenha uma serventia. Falando nisso, você pode incluir na cozinha do seu apartamento pequeno uma lavanderia bem no estilo estadunidense, sabe?

Mais do que isso, caso você esteja pensando em comprar apartamentos em Goiânia, por exemplo, lembre-se de buscar por imóveis com plantas que otimizem e valorizem o espaço da cozinha. Afinal, se a planta de um apartamento pequeno for inteligente, vai ficar mais simples decorar sua cozinha.

Já Vendeu na mídia!